A Amazon segue firme em sua expansão e investimentos no mercado brasileiro. Após apresentar o Amazon Prime e Amazon Music, em setembro, a gigante revela as novidades de Alexa e Echo no país.

As caixas de som Amazon Echo, Echo Dot e Echo Show 5 são controladas por voz. Alexa, cérebro por trás do Echo, funciona na nuvem e pode responder perguntas, tocar músicas, ler notícias e resultados, controlar luzes e câmeras compatíveis, atualizar lista de tarefas, entre outros.

Para o lançamento, a empresa criou experiências específicas para os consumidores brasileiros, incluindo uma nova voz, suporte ao português falado no país, conhecimento local e centenas de skills (aplicativos) locais.

Toni Reid, vice-presidente da Amazon Alexa, destaca “no Brasil, a Alexa é brasileira”. “Construímos uma experiência nova, que honra o idioma e a cultura únicos do Brasil. Trabalhamos arduamente para criar uma Alexa brasileira e acreditamos que nossos clientes vão amar”, diz.

Entre as marcas que já criaram Alexa Skills, estão Show do Milhão, Porta dos Fundos, UOL Esporte, iFood, Bradesco, Itaú, Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Leite Ninho, Uber, Latam, Unilever, Colgate, Doppio, Rio Games, Turner, Discovery Networks e TudoGostoso.

No braço de notícias, o cliente tem veículos como UOL, CBN, Jovem Pan, G1, Veja, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Infomoney e Valor Econômico.

Em integração, o Alexa Voice Service (AVS) já atraiu empresas como Bose, LG, Sony, JBL, Yamaha e Intelbras, que estão lançando produtos integrados com ela no Brasil.

Rob Pulciani, vice-presidente de Skills e Alexa Voice Services, afirma que a missão é fazer com que seja fácil para desenvolvedores criarem com a Alexa, e o Brasil tem um dos maiores catálogos já feitos em lançamento. “Estamos ansiosos para saber o que os consumidores brasileiros vão achar. Como nossas ferramentas são gratuitas e self-service, devemos ver ainda mais Skills e dispositivos com Alexa integrada em breve.”

Força na voz
Assinantes da Amazon Prime podem pedir para colocar produtos no carrinho e ela encontrará um produto entregue com o serviço e aplicará descontos disponíveis. Usando apenas a voz também é possível completar a transação ou verificar o status de pedidos existentes.

A pré-venda do Echo Dot e do Echo Show 5 está disponível no site e, no próximo mês, começa do Amazon Echo. Os dispositivos usam um software embutido para detectar a palavra “Alexa”. Quando o Echo detecta o comando, o anel de luz fica azul e começa a processar o pedido.

Microfones com tecnologia “beam-forming” filtram a direção da voz de comando. Essa tecnologia combina o sinal dos microfones individuais para suprimir ruídos, reverberações, música e conversas paralelas.

Os dispositivos têm suporte a Prime Music, Amazon Music Unlimited, Spotify e Deezer. E clientes podem experimentar gratuitamente por três meses o Amazon Music Unlimited.

Publicidade