O contrabando de cigarros tem gerado problemas sociais e econômicos com dimensões semelhantes ao de drogas ilegais. Não à toa, a cada dez cigarros consumidos no Brasil, seis são contrabandeados, o que motivou o Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade produzir um documentário sobre o assunto. Em parceria com a VICE Brasil, o branded content é fruto de apuração feita em quase dez cidades entre o Brasil e o Paraguai.

“Cigarro do Crime” está disponível gratuitamente no perfil da entidade no YouTube, e conta com a direção do fotojornalista investigativo João Wainer. Com apresentação de Débora Lopes, que refez a trajetória do ciclo do contrabando do cigarro do Paraguai ao Brasil, o filme traz relatos  de grandes nomes do setor, como o jornalista Mauri König, o professor de economia e co-autor de artigos sobre contrabando de cigarros Peri Shikada, o ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel, ente outros. Além disso, Lopes também falou com policiais e contrabandistas, a fim de trazer diversos olhares ao público.

O documentário apresenta ao público o percurso sobre a entrada do cigarro ilegal no Brasil, como ele alimenta o crime organizado e faz com que todos sejam impactados com essa prática. Após desvendar como se dá a travessia da carga ilegal, o filme percorre ainda universos que envolvem violência, prisões, mortes e lavagem de dinheiro.