O WhatsApp iniciou no Brasil uma ação com foco em segurança, dessa vez chamando a atenção para as tentativas de golpes quando uma pessoa tenta se passar por algum conhecido para pedir dinheiro ou solicitar informações importantes. 

Usando bom humor, a campanha “Teste de DNA – Duvide no ato” traz dois personagens icônicos da televisão brasileira: os apresentadores João Kleber e Christina Rocha, especialistas em testes e em família, respectivamente. Ação criada pela Media.Monks em parceria com o Creative X.

No vídeo, eles instigam os usuários a confirmarem a veracidade das solicitações e usarem as ferramentas da própria plataforma como câmera, imagens, figurinhas e áudio.

Taciana Lopes, head de Marketing para o WhatsApp, comenta a estratégia. “O WhatsApp é um aplicativo super seguro, mas sabemos que algumas pessoas agem de má fé para aplicar golpes por meio de engenharia social. Então, essa ação tem o intuito de abordar um tema sério de forma leve, para conscientizar os usuários e mostrar que eles estão no controle e podem se proteger contra golpes e fraudes”, afirma.

O filme pode ser visto no Facebook e no Instagram. Os apresentadores também estão presentes nos tutoriais com dicas para que os usuários fiquem atentos às tentativas de golpes. A campanha tem ainda ações com influenciadores, participação de Kleber no podcast PodPah no YouTube, GIFs para Instagram para avisar sua rede do golpe, e um pacote de figurinhas que estará a disposição em um BOT de WhatsApp.

A ação faz parte de um esforço maior do WhatsApp, iniciado em março de 2020, com campanhas educativas anti-golpes para conscientizar e ajudar seus usuários a se protegerem no aplicativo, trazendo dicas de segurança e informações sobre os recursos disponíveis na plataforma.

Luciana Haguiara, diretora executiva de Criação da Media.Monks, fala sobre o trabalho criativo do projeto. “Tem tanta gente tentando se passar por alguém da sua família, que não teria melhor maneira para chamar a atenção do público brasileiro do que um bom teste de DNA. E nada mais apropriado do que trazer Christina e João, nossos especialistas, para dar uma ajuda”, destaca.