Inutilizado desde 13 de dezembro de 2010, dias depois de ser confirmada como a nova presidente do Brasil, o Twitter oficial de Dilma Rousseff (@dilmabr) voltou a “piar” nesta sexta-feira (27). De início, parecia um dos clássicos casos de perfil invadido, já que a primeira interação foi com o famoso fake da líder brasileira, Dilma Bolada (@diImabr), sob responsabilidade do estudante de publicidade Jeferson Monteiro, de 23 anos – que desde que a presidente deixou de utilizar a rede social passou a “representá-la”, com bom humor.
Porém, a conversa entre Dilmas revelou-se como uma ação para divulgar o novo Portal Brasil, reformulação do site que se define como “a porta de entrada da relação do cidadão com o governo federal”. Nele, são encontradas seções como Informações, Serviços, Transparência, Dados Abertos e Fale com a Presidência. Segundo a divulgação, ele terá ainda uma versão no Facebook e um perfil no Instagram, que foi inaugurado exatamente com uma foto unindo Dilma e Jeferson.
Durante seu retorno ao Twitter, Dilma brincou com o perfil de Dilma Bolada e respondeu algumas mensagens dos seguidores, que estranharam e questionaram seu retorno. Entre diversas brincadeiras em seus tweets, ela abordou assuntos sérios como o caso de espionagem do governo americano, destacando que “Países amigos não podem viver sob desconfiança. Um outro comportamento dos EUA para com o Brasil é necessário”; e a nova capa da The Econonomist, que questiona se “O Brasil estragou tudo?” (leia mais aqui), sobre a qual opinou: “Eles estão desinformados. O dólar estabilizou, a inflação está sob controle e somos o único grande país com pleno emprego. Somos a 3ª economia que + cresceu no mundo no 2º trimestre. Quem aposta contra o Brasil, sempre perde”.
Procurada, a Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) informou que não há qualquer agência de publicidade por trás da ação. “A ideia de retomar o Twitter partiu da própria presidente”, informou um porta-voz. Não há informações, porém, sobre uma possível manutenção da presença de Dilma Rousseff no Twitter. “Dependerá da vontade dela”, acrescentou.
“Wes we can”
Um dos casos mais marcantes da presença política no Twitter ainda é a do presidente Barack Obama. No ano de sua primeira eleição, em 2008, a rede social foi um dos principais canais do atual líder dos Estados Unidos com o público, com Obama participando ativamente em seu perfil, @BarackObama, interagindo constantemente com eleitores e até desafetos. Já em seu segundo mandato, ele continua presente na rede social.
A estratégia, que teve indiscutível relevância para seu sucesso nas urnas, foi inclusive vencedora de dois dos principais prêmios do Cannes Lions 2009: os Grands Prix de Titanium e de Integrated. No Brasil, as próximas eleições presidenciais, nas quais Dilma Rousseff deve disputar para garantir seu segundo mandato, acontecem no segundo semestre de 2014.