Dan Gifford é o novo diretor de cena da Dínamo

 

Dan Gifford é o novo diretor de cena da Dínamo Filmes. O inglês de Norfolk deixou seu país natal para se integrar finalmente à nova terra-mãe, o Brasil. Com experiência na Arden Sutherland-Dodd, na Stink, na Knucklehead Films e na Sonny London, todas na Inglaterra, o profissional nem mesmo fixou residência em solo brasileiro e já está envolvido em projetos com o novo empregador.

Com a contratação do britânico, o primeiro estrangeiro na produtora, a Dínamo Filmes reforça seu posicionamento voltado para a publicidade e dá um importante passo para o que o sócio Eduardo Cama explica como “internacionalização”. “Antes o Brasil era muito focado no seu mercado interno e, agora, como é a ‘bola da vez’, começa a se internacionalizar — e a Dínamo quer estar à frente nisso”, afirma o executivo, que também é diretor de cena em sua própria produtora, que já possui a representação da argentina Úrsula Filmes e da inglesa Rattling Stick, além de vários diretores freelancers, no Brasil. “Estamos investindo muito nesta área internacional e trazer o Dan é um passo bem adiante nesta história, uma vez que ele morando no país está junto para compor a qualquer momento”, anima-se Cama.

Animado com as novas perspectivas, Dan Gifford contou os motivos de sua vinda ao Brasil. Além de sua paixão pela “energia” brasileira, sempre com uma grande veia criativa, e da grande oportunidade de mercado que tem ao chegar no país em um momento de franco crescimento do setor, o diretor de cena já havia “sido escolhido” pelo Brasil quando tinha apenas 18 anos, quis viajar pelo mundo e uma companhia de intercâmbio o mandou para Londrina, onde viveu por um ano trabalhando em projetos sociais e dando aula de inglês antes de retornar à Inglaterra.

Para voltar a ter ligação com o Brasil, em novembro de 2011 Gifford sondou cerca de quatro produtoras em São Paulo, inicialmente para ser representante de alguma delas em Londres, trabalhando da capital inglesa. Mas quando deixou a Sonny London e diante da proposta da Dínamo e da oportunidade de viver em solo brasileiro, o diretor de cena não titubeou e arrumou as malas para São Paulo. “Eu precisava construir minha carreira em Londres antes de vir para o Brasil, mas após 12 anos como diretor lá (na Inglaterra), acho que é o momento certo”, diz Gifford.

Outra contribuição do novo contratado para a Dínamo Filmes será a “visão global” de criatividade do profissional. O principal trabalho recente de Gifford é o “The legendary making of The Date”, onde ele mostra os bastidores de um comercial da Heineken (com criação da Wieden+Kennedy de Amsterdã) de uma forma um pouco diferente e integrada à campanha e à estratégia da marca. O trabalho ganhou um Leão de Prata no Cannes Lions 2012 e foi premiado também com o Grand Prix do Eurobest 2012.