O diretor de marketing do COI (Comitê Olímpico Internacional), o norueguês Gerhard Heiberg, fez nesta quinta-feira (26), em Londres, uma defesa da marca e do marketing do McDonald’s. Durante uma coletiva de imprensa do anunciante para apresentar os restaurantes da rede de fast-food no Parque Olímpico e para anunciar “avanços” em seu trabalho para o bem-estar das crianças e em seu programa de nutrição, Heiber foi enfático: “Não consigo entender o porquê de tanta critica contra o McDonald’s. Não há dúvidas de que dividimos os mesmos valores olímpicos. Não entendo as críticas diante do que o McDonald’s oferece de opções de alimentacão saudável e incentiva a prática de esportes”.
O McDonald’s é patrocinador do COI há 36 anos e mantém um contrato que termina em 2020. Heiberg também disse que o McDonald’s tem uma “parceria” com o COI e não um papel de patrocinador. “Não é uma questão de dinheiro e sim de qualidade”, afirmou o diretor de marketing do COI.
Há vários anos, o McDonald’s enfrenta crescente movimento de críticas de governos e de outros grupos sociais sendo acusado de ser um dos culpados pelo também aumento do índice de obesidade infantil no mundo. Recentemente, a Assembleia de Londres registrou uma moção contra o COI solicitando critérios mais rigorosos para a escolha de patrocinadores, com o objetivo de excluir marcas como McDonald’s e Coca-Cola, que estariam impedindo o avanço dos programas de redução de obesidade infantil.
Também em Londres, o McDonald’s foi bastante criticado nas últimas semanas por ter exigido em sua negociação de patrocínio dos Jogos de Londres um contrato de exclusividade não apenas para ser o “restaurante oficial” da Olimpíada, como também para ter a exclusividade da venda de batatas fritas em todos os locais de competição — e seus arredores — durante os Jogos de Londres.
Postura saudável
Hoje, porém, na Vila Olímpica, o McDonald’s apresentou suas estratégias à imprensa como se fosse um spa ou um templo de reeducação alimentar. No salão onde foi realizada a coletiva, nada de pães, batata frita ou suculentos hambúrgueres. Uma mesa ao lado dos executivos da empresa estava cheia de abacaxis, maçãs e outras frutas, além de exemplares das refeições saudáveis da rede, que incluem pacotes de cenoura cortada em formato de pequenas flores ou um pequeno saco plástico com pedaços de fruta. Também decorando a sala, havia vários pôsteres apresentando “Fun Choices” (escolhas divertidas) de alimentação saudável, como uma porção de milho verde, outra de tomate cereja, leite orgânico ou picolé de kiwi e de melancia.
Além das opções saudáveis, McDonald’s também é sustentabilidade em seu discurso olímpico. A executiva Jill McDonald, ceo da rede no Reino Unido, celebrou o espírito dos Jogos de Londres, ressaltando que os restaurantes construídos na Vila Olímpica, com madeira, são o modelo “mais sustentável” já desenvolvido pelo McDonald’s. Segundo ela, além da escolha de materiais recicláveis em 75% do projeto, a grande maioria dos móveis, de cadeiras a suporte de luz, será reutilizada em outras lojas McDonald’s dos Estados Unidos e de outros países após os Jogos de Londres.
Don Thompson, ceo e presidente do McDonald’s, afirmou que a empresa tem um compromisso com o bem-estar das crianças e destacou a série de avanços em sua política de oferecer alimentação saudável, com um cardápio, o da linha Happy Meal, que inclui mais frutas e vegetais nos produtos vendidos. “Estamos oferecendo um menu diferente de sabores e valores nutritivos, que teve suas vendas quadruplicadas nos últimos dois anos”, disse Thompson sem informar números. A linha Happy Meal estará disponível nos quatro restaurantes da Vila Olímpica, juntamente com um cardápio que inclui as famosas opções de hamburger e cheeseburger, além de um McMuffin, que pode vir recheado com salsicha e ovo ou bacon e ovo. Mas o McDonald’s faz um programa de “equilíbrio alimentar”, reforçou o presidente Dan Thompson várias vezes durante a coletiva. “As próprias mães dizem que quem consegue convencer as crianças a comer mais frutas e legumes é o McDonald’s. Estamos levando isso a sério”, disse, orgulhoso, o presidente.
A empresa também destacou seu pioneirismo em informação sobre valores nutricionais, afirmando que foi a primeira rede de fast-food a imprimir no rótulo da embalagem de produtos informações sobre o assunto, em 2006, e que agora, em Londres, lança um sistema interativo de QR code para que os consumidores tenham informações nutritivas em tablets e smartphones. A rede ressaltou ainda o projeto Champions of Play, que estimula crianças a praticar esportes; o projeto de endomarketing Olympic Champion Crew, que selecionou funcionários para a Olimpíada de Londres; e um concurso de receitas, criadas por crianças de várias partes do mundo com opções de alimentação saudável. Um brasileiro, que criou uma torta vegetariana, ficou entre os finalistas.