O case da eleição de Barack Obama nos Estados Unidos será analisado no 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O modelo será apresentado por Bárbara Oceanlight, voluntária na campanha presidencial norte-americana. A participação da americana acontece às 17 h do dia 5 de junho, no evento que será sediado de 3 a 5 de junho, no Serra Park, em Gramado. Durante a campanha, a palestrante comandou ações de incentivo ao voto e identificação de eleitores aliados. Além disso, Bárbara foi diretora de campo assistente no Camp Obama, local em que participou do planejamento da campanha no estado de Nevada.

Também vindo de terras norte-americanas, o publicitário Neal Davies, da Agência Naked Nova York, desembarca em Gramado para comandar palestra no último dia evento. O Festival também contará com destaques da publicidade nacional, como Walter Longo, mentor de estratégia do Grupo Newcomm, que falará sobre inovação e vanguarda na utilização de meios e ferramentas, em apresentação no dia 4 de junho.

Considerado o terceiro maior do mundo e o primeiro maior da América Latina, o Festival Mundial de Publicidade de Gramado é o único que realiza premiação em três idiomas (inglês, português e espanhol). O publicitário e presidente do evento, Alexandre Brandão Skowronsky ressalta que esta será uma edição histórica, com maior número de participantes internacionais.

Com o tema Inovação e Vanguarda Criativa, Skowronsky acredita em um resgate no foco do evento, com o retorno da presença massiva de agências e profissionais. A edição deste ano tem como patrono o publicitário Washington Olivetto.