Caravana já visitou mais de 90 municípios e atendeu 2,64 milhões de crianças

 

A Caravana do Esporte, projeto da ESPN Brasil que leva esporte e educação a comunidades carentes do interior do Brasil, comemorou 10 anos anunciando a entrada de um novo parceiro: a The Walt Disney Company. A empresa levará seus personagens, filmes e conteúdo para a caravana, ampliando o escopo do projeto que além de educacional e educativo passa a ganhar força cultural.

“Na ESPN acreditamos que o esporte pode mudar a vida das pessoas, e a Caravana é o maior exemplo disso. Como líder da emissora, estou orgulhoso pelo que tem sido feito nos últimos 10 anos”, disse Russell Wolff, vice-presidente-executivo da ESPN International. “Estamos ansiosos pelos próximos 10 anos da Caravana e, com a Disney como parceira, tudo o que foi oferecido será ainda melhor”, completou.

A Disney é a principal acionista da ESPN, tendo controle de 80% da rede de canais esportivos. Como a Caravana é uma iniciativa brasileira – muito elogiada pela direção internacional a ESPN, segundo seus idealizadores – e compartilha valores junto ao público infantil, a Disney decidiu embarcar no projeto. “Agora, com a visão da Disney de levar magia para o público, vamos fazer um grande trabalho juntos não só na parte do esporte, mas também no entretenimento”, explicou Miguel Vives, vice-presidente sênior da Disney Brasil.

A Disney levará personagens para as atividades da Caravana e fornecerá conteúdo para o Cinema Caravana, atividade que reunirá os participantes do projeto para assistir aos filmes da marca, entre outras iniciativas. “Temos personagens, filmes e uma equipe de mais de 200 pessoas que participarão das Caravanas. Há também a divulgação nos nossos canais. Nós contamos histórias, temos personagens e produtos. Nesta história, nós somos os personagens e os produtos são os fruto que vamos colher. Sorrisos são nosso principal produto e é isso que vamos levar”, acrescentou Vives.

A Caravana do Esporte também deve ganhar em setembro um novo site que funcionará como uma plataforma de comunicação e conteúdo para os participantes do projeto. A página também contará histórias das crianças envolvidas.

Resultados

Além de anunciar a Disney como parceira, a ESPN Brasil também mostrou resultados da Caravana do Esporte, idealizada pelo jornalista José Trajano, atual diretor de jornalismo do canal, para usar o esporte como instrumento de transformação social. Em uma década, a iniciativa  que conta com a Unicef e o IEE (Instituto de Esporte & Educação) como parceiros visitou 91 municípios em 22 estados, capacitou 30 mil professores da rede pública de ensino, envolveu 80 atletas e ex-atletas e atendeu 2,64 milhões de crianças.

“Nesses 10 anos, percebemos a necessidade do país de ter uma cultura esportiva a ser desenvolvida nos municípios carentes. Desde que colocamos a primeira Caravana nas ruas, já tínhamos essa intenção, e isso vem se potencializando e aumentando a cada mês e a cada Caravana feita. O comprometimento de empresas como a ESPN foi crescendo e agora estamos com o projeto consolidado”, diz Adriana Saldanha, diretora do projeto.

Os executivos da ESPN admitem que há a possibilidade de levar a Caravana a outros países, mas não há planos para isso inicialmente. Apesar disso, o projeto tem ganhado inovações e força a cada ano, de acordo com Adriana. “Nosso desejo um dia é ver o Brasil cheio de caravanas, ver o Brasil oferecendo o direito que a criança tem de ter uma atividade esportiva dentro da escola, de poder brincar e jogar, de participar desse ambiente esportivo e artístico que valoriza tantas outras coisas da formação integral e do desenvolvimento”, declara.

A Caravana do Esporte recebe o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte e conta com a ajuda da Ticket e do Itaú. A diretora explica que a ESPN Brasil está aberta a novas parcerias com empresas que queiram associar sua marca à iniciativa ou apoiá-la de outras formas.