Que tal controlar todos os aparelhos da sala de estar com um movimento no ar feito pelo dedo indicador? O que parecia, até bem pouco tempo atrás, apenas realidade dos filmes de ficção científica e do clássico desenho Os Jetsons já está disponível no mercado. Chega às lojas neste mês o Singlecue, dispositivo autônomo da eyeSight Technologies, empresa especializada em visão computacional e tecnologia de reconhecimento de gestos.
O aparelho, que já está disponível nos Estados Unidos e no Reino Unido pela Amazon, será comercializado no Brasil, em parceria com o Ponto Frio. O preço de lançamento é cerca de R$ 2 mil e ele estará exposto em quatro lojas no Rio de Janeiro e quatro em São Paulo. “O Brasil é um mercado enorme, com muito potencial. A tecnologia é adotada rapidamente. Sabemos que a economia no país não está das melhores, mas é questão de tempo”, diz Tal Krzypow, VP comercial da eyeSight.
O Singlecue é conectado aos demais aparelhos por tecnologia wireless. Para ativar o dispositivo, o usuário baixa um aplicativo disponível para iOS e Android. “Uma preocupação bastante comum é com a segurança. As pessoas querem saber o que é feito com a imagem, já que os comandos são captados pela câmera, mas nós não guardamos nenhuma informação. Não tem memória no Singlecue”, esclarece o executivo, que esteve no Brasil para o lançamento do produto.
O aparelho obedece aos comandos do indicador levantado a uma distância de até cinco metros. “Por ser um gesto bem específico, eu posso falar com minhas mãos em frente a ele que nada acontece”, explica Krzypow ao ser questionado se o usuário não poderia acionar o controle acidentalmente enquanto se mexe.
Pelo app é possível selecionar quais dispositivos serão conectados pelo Singlecue. A compatibilidade do dispositivo ocorre com mais de 200 marcas de TV, receptores de TV paga, streamers (como Apple TV), home theaters, videogames, sistemas de iluminação e amplificadores, entre outros.