Gerry Graf, coordenador de criação da TBWA Chiat Day, apresentou uma série de comerciais com o conceito Disruption, que é a característica criativa de todas as agências do grupo. Numa abordagem consciente, o executivo diz que é fundamental reconhecer as características convencionais dos produtos, estudar a marca e retirar o que há de mais diferente, para produzir algo diferenciado. Um caso clássico, vivenciado pelo publicitário, é a campanha “Pense Diferente”, criada para Apple. A agência tinha um concorrente que era líder de mercado, a IBM e precisavam concorrer com o gigante americano. O foco da campanha foi associar a marca à criação e até hoje a Apple é um referencial para os profissionais do meio. Outro case apresentado foi a comunicação do salgadinho Doritos. O produto sempre esteve ligado aos jovens, aos esportes radicais. A TBWA achou interessante apresentar uma nova proposta ousada, como sempre foi, mas também inesperada. O comercial trazia um jovem senhor numa moto. Na seqüência acontece um acidente. A surpresa fica por conta da bengala, que o tal jovem senhor carregava. Ou seja, ele era cego e aí está o inesperado.
publicidade