A dupla de criativos brasileiros Christiano Neves e Bruno Xavier, da JWT de Londres, desenvolveu para a marca Trident o projeto “Trident Senses. It’s pointless fun”, que está sendo implementado em Portugal, na Espanha e na Grécia. O projeto é fruto de uma pesquisa que comprovou que os consumidores compram Trident apenas pela diversão, nunca por qualquer motivo racional como combater cáries ou cuidar do hálito, por exemplo.

Pensando em coisas feitas apenas pela diversão – como cantar no chuveiro ou dançar na frente do espelho – a dupla criou o conceito “Pointless fun” e três personagens lunáticos – Tortuga, Paco e Flaquita, o chamado The Pointless Collective. Eles são a voz de Trident Senses e criam em várias ações – eventos, comerciais, pôsteres, instalações. Até mesmo um “sabor pointless” de Trident que mistura os sabores neon e Kung Fu. Quatro comerciais do projeto foram criados até agora.

A primeira ideia “inútil” do personagem Tortuga foi um filme com um urso polar dançarino, lançado em Portugal e filmado em Bucharest, que evoluiu para um evento divulgado na TV por um profissional de animação chamado Cyriak, cujo canal no YouTube ultrapassa os 50 milhões de views e que jamais havia participado de uma campanha publicitária.

Um dos eventos recentes – e o maior – da campanha até agora foi um teatro de sombras criado durante um jogo entre os times Barcelona e Valência, na Espanha. O teatro foi projetado no meio do campo no intervalo do jogo e foi um grande sucesso. Mês que vem será lançado o jogo mais inútil do mundo: o “Dude, where’s my chicken”, um reality show com 500 galinhas.

Neves conta que foi alugada uma fazenda onde há cabeleireiro, escola de voo, pub e onde serão filmadas 12 galinhas principais. As pessoas poderão dar “follow” na sua galinha favorita, seguindo a vida daquela que gostar mais, receber atualizações diariamente e assistir ao que elas fazem ao vivo. Caso ela bote um ovo, é possível trocá-lo, no computador, por uma bola de paintball que pode ser jogada em tempo real em um outdoor cheio de camisas brancas instalado em plena Barcelona. A página do jogo no Facebook é http://www.facebook.com/pointlessfun e também foram criados canais no YouTube e o site www.pointlessfun.com. A direção de criação da campanha é de Russel Ramsey e Nick Thompson.

por Claudia Penteado