O publicitário Otavio Dias, presidente da Repense, participou em San Diego, nos Estados Unidos, da DMA (Direct Marketing Association), encerrada na última quinta-feira (22). Ele escreveu artigo exclusivo, reproduzido abaixo, com suas conclusões.
“A DMA Conference é o maior anual evento de marketing direto do mundo. Realizada pela Associação Americana de Marketing Direto aconteceu em San Diego neste ano. Frequentada pela comunidade brasileira de marketing direto desde a década de 90, foi sempre “parada obrigatória” para quem trabalha neste mercado no nosso País. E neste ano não foi diferente. A delegação brasileira foi uma das mais expressivas, com mais de 50 delegados”.
“A oportunidade de networking entre a comunidade de marketing direto brasileira continuou sendo o ponto alto da conferência, com destaque para o evento de terça-feira no restaurante Prado, “puxado” por Marcelo de Souza, da MarketData (Grupo Grey), que reuniu grande parte dos brasileiros presentes no evento. Mas foi unânime a frustração da maioria em relação ao conteúdo da conferência, que trouxe pouquíssima novidade, bem diferentemente dos anos anteriores, quando voltávamos encantados com o desenvolvimento e avanço do marketing direto americano. Definitivamente não existe mais dissonância ou distanciamento da qualidade técnica entre Brasil e EUA, especialmente no quesito criatividade”.
Convergência, integração e força das mídias digitais e sociais
“O grande destaque do conteúdo do evento foi para as mídias digitas e redes sociais. Assim como nos últimos três anos do Festival de Cannes, volto da DMA com a certeza de que este mercado nunca mais será o mesmo. A sobreposição entre as disciplinas de comunicação e a força da comunicação digital fez com que a própria DMA esteja agora posicionando (assim como fez o Festival de Cannes) o conteúdo do evento como “Integrated Marketing” e não mais apenas como marketing direto. Mas a “entrega” deste conteúdo está longe de ser a mesma encontrada em Cannes. Neste contexto, vejo que Cannes é mesmo uma grande ameaça a DMA, que na minha opinião, se tornará um evento mais atraente para as pessoas de tecnologia e gestão de CRM/banco de dados e não mais para as pessoas de comunicação (planejamento ou criação). Mas, por outro lado, esta constatação sinaliza também uma excelente oportunidade para quem tem origem no marketing direto e hoje trabalha com comunicação integrada e mídias digitais. A entrega de um trabalho digital verdadeiramente integrado com as informações e gestão de banco de dados viabiliza que a inteligência de CRM seja devidamente aplicada e otimizada no relacionamento one-to-one entre as marcas e seus consumidores”.
General Sessions
“Scott Monty, Global Digital & Communication Manager da Ford, falou sobre a queda da confiança das pessoas nas empresas, reforçando que cada vez mais elas pessoas confiam em outras pessoas. Daí a importância dada pela Ford para as redes sociais. Na Ford, as diretorias e as mais diversas áreas estão amplamente envolvidas com as redes sociais. Os pilares da estratégia da empresa são: Acesso, Transparência e Autenticidade. Ele citou diversas iniciativas bem sucedidas da Ford nas redes sociais, com destaque para o weddingroadtrip.com no qual um casal ganhou um Ford Fusion de presente e registrou num blog sua viagem pelos EUA, gerando uma audiência fenomenal. Ele também mostrou um descontraído vídeo do presidente mundial da montadora respondendo perguntas no Twitter, que deixou claro o comprometimento do alto escalão com a nova atitude da empresa”.
“Stan Rapp é um dos grandes gurus do marketing direto. Fez uma brilhante palestra quando reforçou que “Digital is Direct. Direct is Digital”. Enfaticamente, afirmou que a comunidade de marketing direto tem tudo para liderar o futuro da comunicação digital, já que os fundamentos do marketing direto (segmentação, personalização e mensuração) estão intrinsecamente ligados ao universo digital. Com o conceito de iDirect, acredita firmemente que as lideranças de comunicação e marketing do futuro serão aquelas que integrarem adequadamente toda inovação do mundo digital, com as clássicas técnicas de marketing de relacionamento”.
por Otavio Dias