Para sensibilizar a população e aumentar para 5% o número de doadores regulares no país, atualmente em 1,8%, a Campanha 5porcento da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo pega carona nas campanhas publicitárias dos anunciantes para incentivar doações de sangue.
Como no período pós-carnaval o estoque de sangue dimunui -, já que durante a festa as transfusões consomem entre 20% e 30% dele – a campanha 5porcento, concebida gratuita e voluntariamente pela agência Young & Rubicam.
O ponto de partida para a campanha foi a criação do hotsite http://5porcento.org, no qual o internauta encontra o posto de coleta da Santa Casa de São Paulo mais próximo e sabe quais são os requisitos para a doação de sangue.
Os anunciantes são convidados a participar do movimento cedendo espaços para divulgar a campanha dentro da comunicação da empresa – há tarjas em diferentes formatos para anúncios, outdoors, sites e até em comerciais para TV.
A campanha inclui o lançamento do encurtador de links Doe.Vc (http://doe.vc/).
Ficha técnica:
Direção de criação: Rui Branquinho, Alexandre Vilela (Xã) e Felipe Gall. Criação: Igor Cabó, Caio Mattoso, José Neto, Rodrigo Mendes e Arthur Soares
Produção gráfica: Elaine Carvalho e Rodrigo Cassino
Fotolito: Ação
Mídia: Gleidys Salvanha, José Rubens e Marcello Bolla
Planejamento: David Laloum e Eliana Yamaguch
Atendimento: Valéria Ordonhez e Ticiana Cardoso
Aprovação pelo cliente: Dr. Antonio Carlos Forte e Adriana Diniz