Ricardo Obregon: “Meta no mercado brasileiro é ampliar representatividade nos negócios mundiais”

As marcas Listel, Guia Mais e Editel, que pertencem ao conglomerado colombiano de empresas de comunicação Carvajal Informação, conhecidos no Brasil como Publicar, recebem nesta terça-feira (29) o ceo mundial Ricardo Obregon, que concedeu uma entrevista exclusiva ao propmark, duas semanas antes da chegada ao Brasil. Obregon vem consolidar sua posição e anunciar investimentos de R$ 2,9 milhões em suas empresas no País.

Os aportes são voltados especialmente ao desenvolvimento de equipamentos e a consolidação das marcas, já que o Brasil é hoje seu principal mercado de exportação e respondeu por 13,5% do faturamento global de 2010.

O executivo participa de reunião de conselho do grupo, a primeira a ser feita fora da Colômbia desde sua fundação em 1904 e entre as decisões está a extinção no nome Publicar como holding das marcas em operação no País.
Segundo maior grupo de comunicação da Colômbia, o Carvajal também atua no Brasil com operações nas áreas de educação e publicação, papel e celulose, impressão, logística, serviços e tecnologia.

O faturamento anual da multinacional – presente em 13 países nas Américas, Estados Unidos e Espanha – ultrapassa os US$ 1,7 bilhões e no Brasil chegou a R$ 231 milhões em 2010 e R$ 218 mi em 2009. “O mercado brasileiro para nós é muito importante e nossa meta é fazer com que a participação em nossos negócios seja ampliada nos próximos anos”, garantiu Obregon.

O executivo explica que, para 2011, o grupo Carvajal planeja fortalecer ainda mais sua imagem no País, um mercado que considera essencial em seu plano de desenvolvimento, mas o que não necessariamente resultará em movimento de aquisições. “Não há nada previsto para o curto prazo. As três áreas de negócios estão todas ligadas à comunicação, em maior ou menor grau, e nosso entendimento é que o País representa grandes oportunidades que serão sempre analisadas”, disse ele.

Estratégias
O Guia Mais será em 2011, e também nos próximos anos, um importante canal de negócios para o grupo. “Acreditamos que a comunicação digital e a interatividade serão plataformas importantíssimas a curto e médio prazos. Nesse campo estamos investindo de US$2 milhões no desenvolvimento de aplicativos para celulares, tags e links pagos, para oferecer novas ferramentas aos anunciantes e que, ao mesmo tempo, ampliem a interatividade com o consumidor.”

Além dos investimentos em listas e guias impressos, os aportes para o meio web incluíram o lançando em fevereiro do To Aki, a primeira plataforma de localização totalmente em português e que promete ampliar as possibilidades de interação comerciante e consumidor. E ainda em 2011, Obregon e o grupo oferecerão mapas interativos do Guia Mais.Com e aplicativos para dispositivos móveis, com tags nas listas de todo o País.

Em termos de soluções inovadoras, o porta-voz da Carvajal e Guia Mais afirma que as possibilidades de interação comerciante e consumidor com o To Aki e já fazem parte deste quadro. “Queremos reforçar a utilização de ferramentas interativas e ampliar a migração dos nossos produtos do papel para o digital”.

por Perla Rossetti