A Doria Editora, pertencente ao grupo de comunicação e marketing presidido por João Doria Jr., assumiu 50% da revista Robb Report no Brasil, até então editada pela VB Editora e Comunicação, dos sócios Paulo Cesar e Gustavo Cesar de Oliveira. Mesmo com o negócio fechado, porém, toda responsabilidade sobre a revista nos próximos seis meses continua com a VB – segundo Doria, para “não ter problemas de descontinuidade de gestão, conduta e administração”. “Depois, essa responsabilidade será compartilhada conosco, editorialmente e comercialmente. Algo saudável, pois irá gerar uma economia de escala e redução de custos, além de ganharmos em velocidade e volume”.
Com tiragem mensal de 40 mil exemplares, a publicação está presente em outros 12 países: Estados Unidos, Rússia, China, Índia, Turquia, Cingapura, Espanha, Arábia Saudita, Cazaquistão, Coreia do Sul, Tailândia e Vietnã. A operação brasileira, ao lado das revistas chinesa e russa, é considerada a mais importante após a publicação americana, origem da Robb Report.
Por aqui ela está em circulação desde 2010 e tem como premissa abordar quesitos como sofisticação, inteligência e refinamento. É considerada umas das mais sofisticadas revistas do mundo, com conteúdo editorial e comercial que aborda desde fabricantes de jatos executivos e iates até automóveis de luxo, relógios, joias e bebidas, passando por galerias e obras de arte, mansões e roteiros de viagens de luxo.
Com essa aquisição, a Robb Report passa a ser a primeira revista mensal dentro do portfólio de 18 publicações da Doria Editora. “Temos a revista do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), que é bimensal, e outras séries de publicações anuais, sejam elas ligadas aos nossos eventos ou mesmo ao mercado de luxo”, afirma Doria, se referindo por último aos títulos Arena, Gabriel, Oscar, Caviar, Jorge e Trancoso.
Para o empresário, que comanda uma editora cujo crescimento em 2013 ficou na casa dos 17% – acima do meio revista no país –, o mercado de luxo no Brasil, apesar de ser bem vasto, tem muito espaço para crescer. “As marcas de luxo que estão por aqui, mesmo com um PIB na casa dos 2%, estão se expandindo. E temos pelo menos 50 outras que não se instalaram no país. Isso só irá acelerar os títulos editoriais e digitais voltados ao meio”, diz.
“No nosso caso, esta plataforma já está adensada e consolidada. Só estamos ampliando com a chegada da Robb Report, que tem um grande prestígio internacional, e nos fortalecendo agregando a estrutura da VB, que já era nossa parceira de relações comerciais”, completa, lembrando ainda que a sinergia dos eventos do Lide, o qual ele também preside, também serão fundamentais para alavancar a atuação da revista no país. “São importantes para o fortalecimento de nossa base comercial e de leitores”.