Até o fim do ano letivo de 2018, no saguão da ECA/USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), vão ficar em exibição 35 trabalhos do chargista, cartunista, arquiteto, ilustrador e professor Heliodoro Teixeira Bastos Filho na exposição Dorinho e o humor tecnológico.
Colunista do PROPMARK e da revista Propaganda, títulos da Editora Referência, e também da Revista da ESPM, Dorinho, como é conhecido no mercado, fez mestrado e doutorado na ECA e é professor doutor livre docente do seu curso de publicidade desde a década de 1970, nas disciplinas de comunicação visual e arte publicitária. Ajudou a formar muitos profissionais que atuam nas principais agências do país, entre os quais Rafael Urenha (DPZ&T), Antonio Fadiga (Artplan), Eugênio Mohalen, Romolo Megda (Babel) e até o jornalista Willian Bonner (Globo).
Um dos personagens mais marcantes de Dorinho é a Dona Zezé, a moça do café. Ela trabalha em uma agência e sempre tem tiradas bem-humoradas sobre a atividade publicitária na agência Valencia & Valencia. Deodato, Salomão, Zaragate, Dona Lídia e Zé Mário são outros sempre presentes no seu trabalho.
“Acaba sendo uma homenagem, já que este ano completo 43 anos como professor da ECA/USP. É um conjunto de cartuns publicados na revista Propaganda, jornal PROPMARK e também na Revista da ESPM. Selecionei cartuns com o tema tecnologia, já que essa área não é o forte da nossa escola. Eu não vejo como crítica, mas sim como a dificuldade de adotar-se a tecnologia. E quando você gosta de humor e faz humor, é óbvio que você pega sempre as situações de uma forma extrema”, explica Dorinho, que recebeu amigos, alunos e colegas da universidade no vernissage que marcou o lançamento da exposição, na última quinta-feira (16).
A exposição teve apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão USP, da Arco (Associação de Apoio à Arte e Comunicação) e do Ceacom (Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing).
Confira algumas das charges de Dorinho:
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