Reprodução/Youtube

Em 2004, a Dove iniciou uma campanha que seria um marco para a empresa e daria o start em um dos posicionamentos de marketing mais duradouros e efetivos do século XXI. O objetivo: mostrar a real beleza das mulheres. Além dos anúncios, a marca criou um dos primeiros grandes virais da história, o filme “Evolution”.

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Agora, a companhia acaba de anunciar uma nova iniciativa focada neste problema: o projeto Show Us. Trata-se de uma biblioteca de imagens feita em parceria com a agência Girlgaze Photographers e o Getty Images com um objetivo: quebrar estereótipos de beleza em todo o mundo.

Como sempre faz, a Dove lança a iniciativa embasada numa pesquisa encomendada pela própria Unilever, multinacional dona da marca. O estudo ouviu 9.000 mulheres e expôs o que Sophie Galvani, VP global da empresa, chamou de “uma epidemia de ansiedade de aparência”.

Em uma escala global, 70% das mulheres não se sentem representadas pelas imagens que veem todos os dias na mídia e na publicidade, e 71% desejam que a mídia e os anunciantes façam um trabalho melhor ao retratar idade, raça, forma e tamanho.

O projeto #ShowUs já conta com mais de 5.000 fotos que, segundo os criadores, “mostram as mulheres como são, não como os outros acreditam que deveriam ser”. Originárias de 39 países, as fotos foram feitas por 116 fotógrafas mulheres, não binárias e de identificação feminina. As 179 mulheres fotografadas criaram suas próprias descrições de busca e tags para as imagens, ou seja, as mulheres definem como elas querem ser vistas, em seus próprios termos.

Além de jogar luz a um problema midiático, a Dove também destaca que um dos objetivos é exaltar as mulheres e inspirar as garotas. Afinal, como diz Sophie, “você não pode ser o que não pode ver”.

As imagens também não sofreram retoques digitais. Acesse o banco aqui.

Confira o vídeo da campanha:

Veja os bastidores, com destaque para as brasileiras Isabella e Beatriz: