Campanha criada pela Soko foi desenvolvida para desafiar os padrões homogeneizados gerados pela tecnologia

A Dove anunciou o lançamento da sua campanha global, 'The Dove code' ('O código Dove', em tradução livre), que celebra os 20 anos do movimento Beleza Real e tem como objetivo transformar as imagens de mulheres geradas por inteligência artificial.

A campanha, criada pela Soko, marca um novo capítulo da defesa da beleza real e desafia os padrões homogeneizados predominantes nas imagens que são geradas pela tecnologia, buscando redefinir como a beleza é vista na era digital, garantindo um espectro mais amplo e inclusivo.

O filme, produzido pela Saigon e dirigido por Juliana Curi em parceria com The Mill, Diprod, Big Sync Music e Hefty, mostra 100% de resultados reais das ferramentas de IA usando os prompts apresentados, embalados pela música clássica 'Pure imagination', interpretada exclusivamente para a campanha pela cantora Victoria Canal.

"Ficamos honrados em liderar a campanha global marcando os 20 anos de Dove pela Beleza Real. A tendência predominante nas imagens geradas por IA mostra um padrão de beleza homogeneizado, refletindo visões e estereótipos sociais. Quando a Soko testou prompts para imagens de mulheres acrescentando 'de acordo com a campanha Dove pela real beleza', percebemos que os resultados eram indiscutivelmente mais diversos, inclusivos e reais. Isso é um código que Dove incorporou na IA para sempre por conta desse trabalho de duas décadas. Dove muda a IA, porque a marca tem realmente mudado a beleza", afirmou Brisa Vicente, sócia e co-CEO da Soko, agência criativa responsável pela campanha.

Abrangendo mais de 30 países, a campanha apresenta uma abordagem multifacetada, incluindo TV, redes sociais e OOH.

Para o lançamento da comunicação, a Dove realizou eventos simultâneos e conectados em Nova York e Londres, revelando os resultados da pesquisa 'O real estado da beleza 2024', feita em parceria com a Edelman, que revelou o impacto da IA na confiança corporal, com 1 em cada 3 mulheres sentindo-se pressionadas a alterar sua aparência devido à beleza artificial online.

"Com o apoio incondicional da Soko, estamos orgulhosos de anunciar que esta campanha global foi liderada por uma equipe de realizadoras latinas. Adotando uma abordagem interseccional, montamos uma equipe inclusiva de talentos mulheres contando com mulheres LGBTQIA+ e profissionais negros em cargas de liderança, promovendo uma rica construção de subjetividades. Também é importante mencionar que este projeto se associou a dois programas de inclusão no Brasil, o Euetu Lab, um programa gratuito de mentoria para jovens periféricos que eu co-financiei em 2021 e o Instituto Criar", concluiu Juliana Curi, diretora do filme.