Vendas da marca cresceram mais de 300% entre os meses de março a setembro de 2020 (Divulgação)

A marca de suplementos alimentares Dr. Good está no mercado há pouco mais de um ano. Mas já fortalece a lista de produtos nacionais com potencial para internacionalização. O plano é encampado pelo grupo espanhol Sánchez Cano, que já produz as balas Fini no Brasil.

Instalada em Jundiaí (SP), a fábrica da empresa espalha as vitaminas em goma por cerca de 11 mil lojas premium das principais redes de farmácias do país. As fronteiras devem ser ultrapassadas ainda em 2021, transformando o Brasil em matriz de exportação para suplementos vitamínicos. Os primeiros destinos são os países da América Latina.

Disposição para o crescimento não falta. Quando a marca foi lançada, no fim de 2019, as vendas giravam em torno de sete mil a dez mil potes. A partir de março de 2020, a comercialização alcançou 45 mil potes e se manteve nesse patamar até o fim do ano passado. O impulso veio da Covid-19, que despertou no brasileiro o hábito de consumir vitaminas.

“Com a pandemia e a possibilidade de ficar doente, as pessoas correram para buscar prevenção. Percebemos esse movimento com a alta de mais de 300% nas vendas dos produtos entre os meses de março a setembro”, explica Daniele Drumond, gerente de produto e inovação de Dr. Good. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 70% das pessoas que passaram a ingerir suplementos alimentares pretendem manter o hábito.

Com a assinatura Doctor por dentro, good por fora, a marca conta com o trabalho da agência Fri.to para disseminar pelos canais digitais a ciência de um suplemento alimentar embalado ao gosto do brasileiro. “Quisemos trazer produtos que não fossem mais um remédio”, observa Daniele.

Daniele Drumond, gerente de produto e inovação de Dr. Good: “Quisemos trazer produtos que não fossem mais um remédio” (Divulgação)

Segundo a executiva, não há planos para a abertura de lojas físicas, mas a marca quer ir além das drogarias. A goma acaba de entrar no e-commerce da rede de produtos saudáveis Mundo Verde e em lojas especializadas do setor de suplementos. Já possui também uma operação eletrônica. “Como não se trata de remédio, podemos estar em outros pontos de venda que apresentam busca por esse tipo de produto”, analisa Daniele.

Com 11 itens, Dr. Good é parceira da DSM, referência mundial na produção de ingredientes para saúde e nutrição. “Quem consumiu o nosso produto está fidelizando a marca”, acrescenta Daniele. Microinfluenciadores ajudaram a comunicar o lançamento da vitamina em goma ao lado da influenciadora Thais Fersoza, que foi embaixadora da marca até o fim de 2020. Um novo nome está em estudo e a marca ainda pretende se aproximar de médicos e nutricionistas.

Inovação, sabor e qualidade são os pilares erguidos a partir de estudos baseados em players internacionais. O mercado é promissor. De acordo com a Euromonitor, o consumo anual per capita de vitaminas e suplementos no Brasil foi de aproximadamente US$ 8 por habitante em 2019, enquanto nos Estados Unidos o valor atingiu cerca de US$ 90. O setor movimenta R$ 2,8 bilhões em solo nacional, considerando apenas o mercado de vitaminas, que cresceu quase 40% nos últimos sete anos.

Estimativas da IQVIA, especializada em pesquisas clínicas, apontam para um crescimento de 5% a 8% do segmento em um cenário com a vacina contra a Covid-19, e de até 12% sem a imunização da doença.