Foram mais de seis anos usando o nome “Giovanni”, mesmo sem a presença de seu fundador, Paulo Giovanni, hoje sócio e CEO da Leo Burnett Tailor Made. Finalmente, a então Giovanni+Draftfcb é rebatizada e passa a se chamar apenas FCB Brasil.

A mudança acontece junto a uma medida global anunciada por Carter Murray, CEO global da Draftfcb e que assumiu o comando da rede há seis meses. A agência passa a ser chamada mundialmente apenas de FCB, valorizando a força da marca Foote, Cone & Belding, uma das mais poderosas da comunicação mundial. Pertencente ao Grupo Interpublic, a rede é formada por cerca de 150 escritórios em 90 país, e agrega mais de oito mil profissionais.

“Duas marcas distintas, Draft e FCB, foram fundidas há sete anos. As agências se uniram e agora temos uma oferta única e integrada. Chegou a hora de mudar o nome da nossa marca para que reflita nosso foco de identidade e direcionamento”, afirmou Murray, em comunicado distribuído pela agência.

O novo logo da agência já carrega seu novo direcionamento. As cores vêm das bandeiras do mundo inteiro. O B está cortado na base e o nome de cada país onde a rede está presente aparecerá imediatamente após. Alguns escritórios poderão incorporar nomes de cidades, como por exemplo FCB Shanghai, FCB Paris ou FCB Chicago. Para agências com expertise especifico, será acrescentada a especialidade ao lado do logo, como é o caso da FCB Health. Em casos raros, o nome de um líder criativo altamente respeitado aparecerá para “enaltecer a entrega e a reputação”. Esta é a situação em Nova York, em que a agência é rebatizada como FCB Garfinkel (Lee Garfinkel, CEO da agência local).

Presidente da agência no país, Aurélio Lopes diz que é uma outra evolução nesses mais de 40 anos de atuação. “Somos a maior agência de comunicação integrada do país e uma das maiores forças do grupo do mundo. Tenho orgulho de ver o nome do Brasil absolutamente incorporado ao nome FCB”, diz.