A esperança em relação a publicidade foi o tema de abertura desta 23ª Semana Internacional de Criação Publicitária, realizado pela Editora Referência no Teatro Raul Cortez, em São Paulo. Convidado de honra para abrir o evento, Roberto Duailibi, sócio-diretor da DPZ, lembrou ao público – formado por jovens e estudantes, em sua maioria – que a Semana de Criação ajudou a profissionalizar e criar muitos publicitários que hoje atuam no mercado.

Duailibi também falou sobre as quatro regras que um publicitário deve seguir que são: compromisso com a verdade, a busca incessante pela originalidade, o bom gosto e ter moral nos negócios.  “Nunca mintam em uma criação”, aconselhou o publicitário. Em relação à criatividade, Duailibi foi enfático ao afirmar que hoje ser criativo é muito mais difícil do que na época que começou sua carreira. “Hoje é muito difícil ser original porque vocês têm contato com informações do mundo inteiro”, falou.

E para estimular a criatividade, Duailibi aconselhou os jovens a lerem e decorarem poesias, assim como escutar música e jingles. “São ferramentas para fazer criações originais”, disse.

Por fim, Duailibi aconselhou os jovens a não caírem na armadilha de propostas tentadoras, porém, não lícitas.  “A nossa esperança é que vocês continuem com a esperança, que é melhorar e comunicar as pessoas”, finalizou.

por Maria Fernanda Malozzi