De acordo com Caio Barsotti, sub-secretário de publicidade da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), a equipe de criação da Duda Mendonça & Associados está finalizando uma nova versão do comercial para divulgar o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), retirado do ar na última segunda-feira (29) após denúncia da Folha de S.Paulo que questionou a credibilidade da locação que não contemplou uma propriedade incluída no programa governamental. A agência e a produtora Resolution estão refazendo o filme exatamente da mesma forma como formulada no story board original, mas com cenário real. Barsotti afirma que se os resultados da ação forem satisfatórios, a veiculação do comercial pode se estender até o dia 6 de abril. “Em que pese o fato da locação reproduzir propriedade que não faz parte do Pronaf e os atores que aparecem, embora trabalhadoeres rurais, mas igualmente não integrantes do programa, solicitamos à agência que fizesse ajustes no filme. A utilização de cenas ficcionais para ilustrar ou para acentuar a compreensão de um projeto, é corriqueira na publicidade, mas o governo não pode trabalhar apenas com valores intrínsecos”, disse Barsotti ao Propaganda & Marketing.

Paulo Macedo