Para Dulcidio, experiência na criação garantirá maior liberdade para colaborar com roteiros

Dulcidio Caldeira é o novo diretor de cena da Paranoid BR. O criativo deixou a AlmapBBDO em janeiro deste ano, já com planos de ingressar em uma produtora. Recentemente, o profissional foi reconhecido – ao lado de Luiz Sanches (AlmapBBDO) – como o diretor de criação mais premiado de 2009.

Dulcidio trabalhou na AlmapBBDO entre 2000 e 2006, quando foi para a BBDO NY. Voltou em 2008 para assumir a direção de criação da agência juntamente com Luiz Sanches.

A escolha pela Paranoid BR, segundo Caldeira, foi impulsionada pela proximidade com os profissionais da produtora e pelo fato de a empresa ter base internacional. A unidade brasileira da Paranoid foi criada em julho de 2009 pelo cineasta Heitor Dhalia, com quem Dulcidio já trabalhou em mais de 20 filmes (o último para a Claro); a produtora Tatiana Quintella, o publicitário Egisto Betti (que já foi RTV da AlmapBBDO) e o empresário Claude Letessier. A Paranoid contratou também neste ano o diretor de cena Carlos Manga Jr., o Manguinha, que até então estava na Zepellin Filmes.

“Em outros países é comum diretores de criação irem para a direção de cena de filmes. No Brasil alguns já fizeram isso, como André Godoi e Rodolfo Vani.  Ganhei muita experiência nesses anos todos trabalhando no mercado. Foram mais de 500 filmes que acompanhei e participei da produção. Acho que isso abre margem para que eu, como diretor de cena, também tenha liberdade para colaborar com a estrutura do roteiro”, explica.

O diretor começou a trabalhar na Paranoid nesta segunda-feira (22) e diz que ainda não tem nenhum projeto em mãos. Quando questionado sobre se pensa em trabalhar com cinema, Dulcidio afirma que essa resposta poderá dar só daqui a dois anos.

por Daniela Dahrouge