Marco Loco Bezerra

Juntos há seis anos atuando como dupla de criação, primeiro na gaúcha Paim e depois na Lew’Lara, os brasileiros Emiliano Trirveiler e Marco Loco Bezerra, respectivamente redator e diretor de arte, estão assumindo a direção de criação do escritório de Berlim da TBWA, unidade que é responsável pelos projetos internacionais da marca da holding Omnicom na Alemanha. A dupla já está desenvolvendo a camisa da seleção alemã para a Copa de 2010 na África do Sul. Confiram a entrevista concedida por e-mail ao propmark por Emiliano:

Emiliano Trirveiler

Há quanto tempo ocorreu à promoção de vocês?
– Começamos há cerca de uma semana.

Qual era o cargo de vocês anteriormente?
– Eu era senior copywriter e o Marco era senior art director

Qual é o universo de trabalho de vocês?
– Bom, antes trabalhávamos com todas as contas da agência: Adidas, Absolut Vodka, Apple, Pedigree, Whiskas e Playstation. Agora somos os diretores de criação para adidas, Apple, Kitekat e Pedigree Europa.

Há quanto tempo trabalham em parceria?
Nossa história é longa: trabalhamos juntos em Porto Alegre, na Paim, em São Paulo na Lew’Lara e agora em Berlim, num total de seis anos, não consecutivos. E nos conhecemos há apenas 26 anos (temos 30).

Trabalharam em outras agências após a saída do Brasil?
– Somente eu. Por um ano eu trabalhei para a Kaspen, em Praga, atendendo Vodafone, Budweiser e Nike.

Quais os principais trabalhos que desenvolveram, em dupla e individualmente, no Brasil e fora?
– Bom, acho que o principal projeto que desenvolvemos juntos foi o Impossible Goalkeeper, para a Adidas, durante a EuroCopa de 2008 em Viena, onde convertemos um roda gigante de 60 metros em um goleiro de oito braços. Individualmente, eu desenvolvi alguns projetos para Absolut Vodka aqui em Berlim, que acabaram sendo premiados no Festival de Cannes e no One Show.

Qual campanha ou trabalho específico vai inagurar essa nova fase?
Boa pergunta. Estamos há uma semana e meia no cargo. O projeto que temos na nossa mesa agora é o lançamento da nova camisa da seleção alemã, com vistas à Copa da África do Sul.

Como está o exercício da criatividade em uma Alemanha em recessão?
Realmente um exercício. A TBWA Berlim é um escritório para projetos internacionais da TBWA na Alemanha. Por isso pudemos sentir o impacto, tanto dentro como fora do país. No dia-a-dia criativo, nada muda, o critério permanece igual. O que muda é talvez o número de oportunidades que vamos ter e a pressão para aproveitar cada uma delas. Bom, talvez tenha sido isso mesmo que justificou a nossa nova função: nós brasileiros somos escolados em tirar leite de pedra.

Paulo Macedo