Em entrevista, Felipe Neto fala, entre outros assuntos, sobre as transformações ao longo de sua carreira na internet e a sua relação com a publicidade e marcas
24 de abril de 2010. Esta foi a data do primeiro vídeo, de dois segundos, publicado em um dos maiores canais do YouTube da atualidade e, só com essa pequena informação, é bem provável que você saiba qual é o canal.
Nascido no bairro do Engenho Novo, no Rio de Janeiro, Felipe Neto é ator, empresário e, aos 34 anos, se tornou o 5º maior youtuber do mundo, com um canal que soma mais de 44 milhões de inscritos.
Recentemente, o canal Felipe Neto completou 12 anos e soma mais de 14 bilhões de visualizações e mais de 3 mil vídeos publicados. Com óculos escuros, camiseta preta e um cenário de pôsteres, a trajetória de Felipe na internet começou com os vídeos “Não faz sentido”, mas foi em 2011 que a virada de chave aconteceu e o nome do youtuber se tornou mainstream com um vídeo que, atualmente, soma 17 milhões de visualizações.
Com o decorrer dos anos, o canal — assim como o dono — passaram por transformações. Felipe Neto aposentou os óculos e o tom agressivo e passou a se comunicar de forma mais leve e com conteúdos informativos, de curiosidades e brincadeiras. Neste período, o youtuber se tornou rosto de campanhas, autor de livros best-sellers, chegou a ter um especial no Netflix, além de ter apresentado por três anos seguidos a Live de Black Friday da Americanas.
Em 2019, Felipe Neto, junto com João Pedro Paes Leme, fundou a Play9, empresa de curadoria de conteúdo, inteligência digital e produção audiovisual, que conta com um time de influenciadores como Angelica, Ademara, Ana Paula Padrão, Raphael Vicente e, anunciado recentemente, Galvão Bueno.
Ao PROPMARK, Felipe Neto fala sobre as transformações ao longo de sua carreira na internet e conta sobre a sua relação com as marcas e com a publicidade.
O que você leva em consideração na hora de começar uma parceria ou fazer uma publicidade com alguma marca/empresa?
Hoje nós temos uma estratégia de imagem que inclui só associar meu conteúdo com marcas que estejam no top3 de seus segmentos. Além disso, há uma equipe jurídica de compliance que analisa tudo a respeito da empresa que quer anunciar. Um dos maiores valores que eu entrego para as marcas que trabalham comigo é justamente a credibilidade, pois todo o público se acostumou a só ver marcas fortes no conteúdo.
Como as marcas chegam em você? Há alguma agência ou plataforma que faça a sua ponte com as marcas? Como é esse trabalho?
O trabalho comercial é realizado pela Play9, empresa que sou sócio e que hoje é uma das mais fortes do mercado. Há uma grande equipe comercial que faz todo o relacionamento com as marcas e agências.
Você participa da criação da campanha? Roteiro, produção, etc.
Normalmente, sim. Há roteiristas especializados em criação publicitária para o conteúdo do canal e das minhas redes sociais. Tudo é feito, claro, junto comigo.
Há alguns anos, você vem se posicionando na internet sobre diversos assuntos. Isso influenciou na sua relação com as marcas? Se sim, como?
Sim, durante dois anos eu não fechei com uma única marca operacionalizada no Brasil. Isso só mudou agora, em 2022, quando Yakult e Reserva quebraram essa sequência. Os motivos foram os mais variados, desde medo de algumas agências em função da quantidade de bolsonaristas que me odeiam, até agências e marcas com integrantes bolsonaristas em seus conselhos administrativos, que vetavam meu nome sempre que surgia.
Tem alguma marca que você gostaria de fazer campanha? Se sim, qual?
É difícil, ao longo desses 12 anos eu fiz campanhas para muitas das maiores marcas do mundo: Google, Microsoft, Visa, Burger King, Netflix, Disney, Universal Parks, Samsung e obviamente a Americanas, que é a minha maior parceira comercial dos últimos anos… Talvez uma campanha dos parques da Disney, como fiz pra Universal, seria incrível. São os meus lugares favoritos no mundo.
De todos os trabalhos publicitários que você já fez, qual você mais gostou?
É impossível fugir desse: foi o vídeo contratado pela Universal para anunciar a nova montanha russa do Hagrid, de Harry Potter, no parque em Orlando. Misturou vários elementos que sou apaixonado e o vídeo deu super certo, com quase 9 milhões de visualizações.
Como você se enxerga como marca?
É uma ótima pergunta, porque minha principal característica nesses 12 anos foi a transformação. Nunca tive medo de mudar tudo e me jogar em algo completamente novo. Embora isso seja fantástico por um lado, pois permitiu que eu me reinventasse e cultivasse novos públicos, também tem suas dificuldades, como definir uma marca conhecida por algo específico. Meu nome é muito associado, hoje, com “o cara dos vídeos no YouTube” e “militante político”. A segunda parte atrapalha demais a primeira, mas isso nunca me preocupou. Hoje, venho trabalhando arduamente para que meu trabalho fale mais alto e a minha marca seja cada vez mais valorizada no mercado.
Qual seria a melhor definição da marca Felipe Neto?
Minha marca está associada com transformação. A marca Felipe Neto traz muito o aspecto “família”, “união” e “confiança” na comunidade de fãs e seguidores que foi criada. Eles nunca sabem o que esperar de mim em termos de conteúdo, mas sabem os meus valores como ninguém.