Durante o Black Friday, dia em que as lojas oferecem descontos para impulsionar as vendas de fim de ano, o comércio eletrônico brasileiro movimentou cerca de R$ 424 milhões. O total, registrado na última sexta-feira (29), é 95% maior que os R$ 217 milhões de 2012. Os dados são da ClearSale, empresa de autenticação de vendas no e-commerce.

O valor das vendas superou a previsão do Busca Descontos, site que organiza a data no Brasil, que era de R$ 340 milhões. “O Black Friday mais uma vez superou nossas expectativas e estabeleceu o recorde de vendas na história do comércio eletrônico”, afirma Pedro Eugenio, presidente do Busca Descontos.

Se colocado ao lado dos valores movimentados em uma sexta-feira comum (8 de novembro), o montante da Black Friday é 552% maior. Em número de pedidos, o aumento é de 432%, um total de 969 mil. Já em comparação ao Black Friday anterior, o crescimento do número de pedidos foi de 79%.

As cinco categorias mais procuradas pelos consumidores foram telefonia, eletrodomésticos, eletrônicos, informática e games. Nenhuma delas, porém, está entre as que tiveram os maiores descontos, estes dados por papelaria (31%), moda e acessórios (30%) e casa e decoração (28%). O levantamento considera somente os produtos e serviços publicados pelas lojas no site www.blackfriday.com.br, idealizado pelo Busca Descontos e que reúne ofertas de 109 varejistas virtuais.