O “olhar para frente” traduz o que hoje sentimos na ABA ao fecharmos um ano de grandes realizações e iniciarmos um novo ciclo de 365 dias, quando, em cada um deles, celebraremos com alegria o aniversário de 60 anos da entidade. Em 2018, foi mais viva que nunca a atuação proposta pela agenda ABA 2020. Avançamos em nossa grande fonte de inspiração, o protagonismo colaborativo, que nos permitiu vivenciar o propósito de Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. Assim, marcamos presença relevante nos assuntos que impactaram a indústria, como a construção de uma sociedade mais responsável no consumo, e a tecnologia como agente de transformações na humanidade.
A eleição para a gestão 2018-2020 e a nova composição do Conselho Superior, Diretoria Nacional, Conselho Fiscal e Presidência Capítulo Rio tornaram mais robusta a estrutura da ABA. Contamos agora com 43 altos executivos de empresas associadas, número que antes chegava ao máximo de 27 profissionais. Fortalecemos com isso nossas decisões e movimentos enquanto conjunto de anunciantes, objetivando sempre beneficiar o mercado em sua totalidade. Ao longo do período, direcionamos nossos esforços para promover um ambiente de negócios livre e responsável, por meio de uma agenda propositiva, alinhando todos os atores do mercado da comunicação. Esse trabalho conjunto permitiu estarmos ao lado de Conar, Cenp, Abap, IAB, Abradi, IVC, MMA, Instituto Palavra Aberta e Senacon, entre outros. Da mesma forma, estivemos mais próximos daqueles que são nossa grande motivação: os associados da ABA. Implementamos, com sucesso, na diretoria e no conselho, um programa “member get member” baseado nas indicações de possíveis novos associados, o que nos permitiu recepcionarmos 15 novas empresas em nosso quadro de filiados. Durante 2018, perseguimos com afinco os seis temas estratégicos definidos pelo ABA 2020, sendo eles O Protagonismo Colaborativo da ABA; A Próxima Geração de Comunicadores e Profissionais de Marketing: A Construção do Padrão de Excelência; O Consumo Consciente; A Tecnologia e seu Impacto na Comunicação & Marketing; O Futuro Modelo de Comunicação & Marketing, e O Marketing de Conteúdo, Relevância e Engajamento.
Frutos de nossos temas, entregamos 10 eventos em sete capitais, contando com 111 palestrantes e moderadores, em 35 painéis, reunindo cerca de 2,2 mil participantes. Em algumas dessas ocasiões, lançamos três novos guias para o mercado: o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade; a Carta Global de Mídia, e o Guia GDPR para Profissionais de Marketing. Participamos do Festival Cannes Lions e, em Tóquio, da reunião anual da WFA. De ambas as viagens, retornamos com as malas cheias de insights e inspirações para dividirmos com o mercado.
No próximo ano completaremos 60 anos, marco importante para uma entidade de classe, e acredito que os melhores dias são os que ainda estão por vir. Essa forma de pensar é imprescindível para manter o olhar no futuro, pois ainda há muito trabalho a ser feito em parceria com todos os players da indústria de Marketing & Comunicação. Tenho convicção de que esse envolvimento coletivo constitui a base de toda a construção do futuro que queremos para o país, para as empresas e para os profissionais das próximas gerações. Com tal mentalidade, não mediremos esforços para que 2019 seja de tanta mobilização e conquista quanto as que experimentamos neste ano que, com muita gratidão, em breve encerraremos.
Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA (sandramartinelli@aba.com.br)