Divulgação

Outubro foi o mês de brindar com o copo cheio de cerveja. Pelo menos para a AB Inbev, líder do segmento cervejeiro, que, no dia 11, anunciou acordo formal para a compra da SABMiller, segunda da lista mundial no que diz respeito às cervejas e proprietária de marcas como Peroni, Grolsh e Pilsner Urquell. O valor da transação, que deve ser concluída somente no segundo semestre do próximo ano, foi de US$ 121 bilhões e representa uma das maiores da história do setor.

Carlos Brito, CEO da AB InBev, comentou, na ocasião, que a fusão vai ajudar a inserir no mercado “mais opções para os bebedores de cerveja em mercado fora dos Estados Unidos”. O acordo entrou para a lista das maiores transações já feitas no mundo e figura ao lado de compras que deram o que falar, como a realizada pelo grupo britânico de telecomunicações Vodafone, em 1999, que adquiriu a alemã Mannesmann por US$ 172 bilhões.

Medição
O mês marca a chegada ao mercado da nova Métrica Única de Audiência, que tem o objetivo de deixar para trás uma visão fragmentada da audiência, considerando o conteúdo dos meios impressos que é lido na internet. A metodologia foi desenvolvida em conjunto pela Ipsos, IVC e ComScore, a pedido da ANJ.

Mudança
A Talent agora é Talent Marcel. A proposta de co-branding com a francesa Marcel foi formalizada no dia 6 e, de pronto, ocasionou mudanças estruturais na empresa brasileira. João Livi, então CCO e COO, assumiu o cargo de CEO do negócio. José Eustachio, então presidente, deixou o posto para ser o chairman da agência.

Saída
Os escândalos de corrupção na Fifa levaram marcas patrocinadoras do futebol mundial a pedirem a saída de Joseph Blatter da presidência da entidade. A Coca-Cola e o McDonald’s formalizaram o descontentamento com a imagem e a reputação da Fifa. Blatter renunciou, mas afirma que fica no cargo até fevereiro de 2016.

Polêmica
O Cenp entrou na mira do Cade, que passou a investigar “supostas condutas anticompetitivas” da entidade. O que mais preocupou o mercado foi a posição da ABA, que divulgou uma carta na qual declara ser contrária às normas-padrão, como o “desconto-padrão”, comissão paga pelos veículos às agências.