Uma pesquisa divulgada pelo Ibope NetRatings detectou que o eCommerce está liderando o crescimento da web brasileira. Conforme os dados, três das quatro categorias que mais cresceram no último ano têm o comércio em sua finalidade: Viagens, Automóveis e Vendas de Varejo. O número de internautas residenciais que utilizaram a internet em abril de 2006 atingiu 13,4 milhões de pessoas, contra 14,1 milhões de março. O tempo de navegação, por outro lado, manteve-se estável, atingindo 19 horas e 26 minutos, dois minutos mais que no mês anterior. Esse tempo de uso da internet por pessoa garante ao Brasil a primeira posição entre os 10 países medidos, à frente do Japão, onde cada internauta residencial navegou por 18 horas e 7 minutos e da França, com 17 horas e 50 minutos por pessoa. Segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil, em abril, o número de domínios “.br” chegou a 912.512, contra 899.044 em março de 2006. Na comparação das categorias entre abril e março de 2006, apenas “Ocasiões Especiais”, categoria que congrega os sites para envio de cartões de felicitação, apresentou modesto crescimento de 1,4%. Todas as outras categorias apresentaram estabilidade ou pequenas quedas de audiência no período. Já na comparação anual, quase todas as categorias tiveram crescimento real, ou seja, acima dos 18% de crescimento da internet residencial ativa. As categorias que mais cresceram entre abril de 2005 e o mesmo período de 2006 foram: Viagens e Turismo (85%), Casa e Moda (55%), Automóveis (46%), eCommerce (38%) e Educação e Carreira (34%).