Todos os títulos da Editora Abril, entre eles Revista Veja, Revista Claudia, Nova, Contigo!, passarão a adotar a nova ortografia da língua portuguesa a partir de janeiro de 2009. “Todas as revistas do Grupo Abril começarão em janeiro a escrever seguindo as novas regras da língua portuguesa. O objetivo é ser um espelho da nova ortografia, inserir as mudanças ao cotidiano dos leitores”, afirmou Claudio Ferreira, diretor comercial e administrativo da Revista Veja.
Um dos maiores grupos editorais do Brasil, a Abril vai liderar esse movimento. O Grupo Estado, que é responsável pela edição do jornal O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, portal Estadão, entre outros veículos, informa que os títulos passarão por um processo de transição até a adoção plena da nova ortografia. “O Grupo Estado iniciará em 2009 uma etapa de transição, para atingir a implantação plena até 2012. Este cronograma está sendo detalhado”, afirma Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado. Já a Folha anunciou que o caso ainda está sendo analisado e que não há uma data definida.
No protocolo promulgado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ficou estabelecido que durante um período de quatro anos, até 2012, as duas ortografias serão aceitas.
Kelly Dores