Com foco na classe C, a Editora Abril lança, no próximo dia 27, a revista Minha Casa, publicação mensal – com tiragem inicial de 240 mil exemplares – destinada ao segmento imobiliário, e que terá aproximadamente 100 páginas (incluindo as editoriais e de publicidade).
As iniciativas da empresa são um reflexo do aquecimento do mercado imobiliário brasileiro que, segundo o Sindicato de Habitação de São Paulo, trabalha com uma margem de crescimento de 10% a 15% em 2010.
Para o lançamento da revista, a Editora Abril realizou pesquisas desde agosto de 2008 com o objetivo de compreender as necessidades deste público.
Conforme os dados coletados em cinco praças do País, mais de 85% das pessoas vêem a casa como sua maior prioridade. “Quem não tem casa própria, quer comprar. E quem já tem, quer tornar a casa mais bonita. As pesquisas também identificaram que a TV não resolve a vida desse público. A TV fala da oferta, da promoção. O consumidor quer saber como combinar o sofá com o tapete, ou pintar as paredes com cores mais modernas, por exemplo”, disse Kaíke Nanne, diretor do Núcleo Casa & Construção da Editora Abril.
De acordo com o executivo, a chamada nova classe média brasileira detém perto de 46% da renda nacional, além de ser responsável por 68% do consumo do varejo da construção. “Essa parcela da população tem acumulado realizações. E agora desejam uma casa mais bonita e confortável, refletindo seu momento de ascensão. O slogan da revista Minha Casa esclarece o tipo de conteúdo que será oferecido a esse público: ‘Decoração, reforma e construção ao seu alcance’”, afirmou Nanne.
Neste sentido, a nova publicação aposta em decoração, reforma e construção, com uma comunicação direta ao consumidor para que ele próprio desenvolva o melhor projeto para sua casa.
Com circulação nacional, o novo título trará seções como a Compare e escolha – apresentando produtos, suas especificações e valores – e Minha Casa Renovada – na qual os leitores poderão concorrer a uma decoração de um ambiente idealizada pela revista. “A publicação apresentará soluções práticas, interessantes e dentro do orçamento do consumidor emergente”, destacou Nanne.
Segundo o executivo, a nova publicação já tem mais de quatro mil assinaturas. Há cerca de duas semanas, a Abril fez uma pequena divulgação de Minha Casa no encarte de assinaturas veiculado em Veja.
E a receptividade dos anunciantes ao lançamento também parece estar favorável. “Temos feito várias apresentações e a reação é sempre de entusiasmo. As pessoas têm dito: “? exatamente a revista que faltava no mercado!”, afirmou Nanne.
Casa Claudia
Outra novidade anunciada pela Editora Abril é a renovação de Casa Claudia, considerada uma das principais revistas de decoração e design do Brasil, com circulação média de 180 mil exemplares mensais.
Para celebrar com o público seus 33 anos, a publicação inovará no formato, material, layout e conteúdo. A edição de aniversário que será lançada em maio, virá com um formato maior – 208 mm x 274 mm –, novo papel, e novas seções.
Entre elas, estão Minha Peça de Design Favorita, na qual personalidades exibem e explicam por que aquele é seu objeto predileto; Bom, Bonito e Barato, que mostra design inteligente em room centers e supermercados; Viver com Arte, um espaço para galerias e ateliers que combinem bom gosto e preço; e Coisas que eu Gosto, onde profissionais ligados à decoração e arquitetura criam seu top 10 de coisas prediletas, entre objetos de decoração, filmes, espetáculos etc.