A Editora Abril terá um novo presidente a partir de janeiro de 2009: Jairo Leal, atual vice-presidente executivo da empresa. A mudança faz parte de uma reestruturação que tem como objetivo principal unificar e integrar as áreas da editora. Além de Jairo, Roberto e Giancarlo Civita (atual presidente da editora e do conselho de administração do Grupo Abril e presidente executivo do Grupo Abril, respectivamente), informaram a nomeação de Mauro Calliari para o cargo de vice-presidente de planejamento estratégico e novos negócios do grupo. 

No próximo ano, Roberto Civita dedicará seu tempo exclusivamente às suas funções de presidente do conselho de administração e editor. Jairorespoderá diretamente a Giancarlo e o cargo de vp executivo será extinto.

Veja abaixo o comunicado encaminhado pela editora:

“O Presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril e Presidente da Editora Abril, Roberto Civita, comunica que a Editora Abril terá, a partir de maio, uma nova estrutura, que tem como principal objetivo unificar e integrar suas áreas. Jairo Mendes Leal, novo presidente designado para assumir esse cargo em janeiro de 2009, torna-se agora Vice-Presidente Executivo e lidera, juntamente com Roberto Civita, a implementação do novo desenho organizacional durante esse período de transição.

 

No mesmo momento da apresentação da nova estrutura da Editora Abril, Roberto Civita e Giancarlo Civita (Presidente Executivo do Grupo Abril), anunciaram a indicação de Mauro Calliari para ocupar o cargo de Vice-Presidente de Planejamento Estratégico e Novos Negócios do Grupo Abril.

 

Na Editora, a nova estrutura também leva em conta as seguintes premissas:

 

·        A revista como pedra fundamental do negócio

·        Integração de todas as áreas da Editora, com ênfase no fortalecimento das partes e do    conjunto do negócio

·        Racionalização e simplificação da estrutura

·        Separação Igreja/Estado

·        Princípios: Isenção, Integridade, Independência e Qualidade/Relevância

·        Liderança e ênfase nos resultados

·        Multimídia: evolução acelerada em todas as plataformas

·        A estrutura organizacional existe para viabilizar e potencializar o conjunto

Entre maio e dezembro deste ano, a direção da Editora Abril será compartilhada entre o Presidente e o novo VP Executivo. Roberto Civita mantém as funções ligadas à supervisão editorial das redações e da UN Abril Coleções, enquanto que Jairo passa a dirigir as quatro Unidades de Negócios (Segmentadas I e II, Negócios e Tecnologia e Veja) e as diretorias de Assinaturas e de Publicidade.

Os nomes dos ocupantes dos cargos que aparecem no novo organograma serão definidos e anunciados ao longo das próximas duas semanas. Nesse período, também serão finalizadas as definições de funcionamento da nova estrutura. A comunicação ao Grupo Executivo da Editora ocorre no dia 28 de abril.

A partir de janeiro de 2009, Roberto Civita passa a se dedicar exclusivamente às suas funções de Presidente do Conselho de Administração e Editor, e Jairo assume a Presidência da Editora Abril, respondendo ao Presidente do Grupo Abril, Giancarlo Civita. A função da VP Executiva é extinta. 

Ao longo de 2009 será implantada a Diretoria Editorial, ligada ao Presidente do Conselho de Administração e ao Conselho Editorial, que assume a supervisão compartilhada das redações, com o objetivo de garantir a manutenção de excelência e integridade editorial.

Jairo ingressou no Grupo Abril em 1973, com apenas 15 anos de idade. Ocupou múltiplas funções, passando por quase todas as áreas nesses quase 35 anos de empresa. Foi Gerente de Planejamento e Controle, Financeiro e de Circulação, Diretor Comercial, de Circulação e de Planejamento, Diretor-Geral do Grupo de Interesse, entre outros e, desde fevereiro de 2007, é Vice-Presidente da Editora Abril. É formado em Administração de Empresas e Contabilidade pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, com especialização em Administração Financeira pela USP.

Mauro entrou na Abril em 1993, como Gerente de Planejamento de Marketing Publicitário Corporativo, vindo da área de Marketing da Gessy Lever. Durante esses anos, foi Diretor de Publicações de PLAYBOY, Diretor de Circulação VEJA, Diretor Superintendente de Masculinas, da Abril.com e da UN Jovem, Diretor de Planejamento Estratégico e de Tecnologia, Diretor Geral do Grupo Negócios e também de Informações. Desde fevereiro de 2007 é Vice-Presidente da Editora Abril. Cursou Administração de Empresas na FGV e MBA em Administração de Empresas na Università Commerciale SDA Bocconi, em Milão, Itália.

Segundo Giancarlo Civita, a nova estrutura leva em consideração os grandes desafios que o Grupo terá pela frente. “Como tenho enfatizado, a partir deste ano, temos muitas coisas novas a fazer. Vamos concretizar os desejos, as visões e os anseios que temos armazenado nos últimos 8 ou 9 anos. É um novo começo para a Abril — resolvemos os nossos problemas e agora estamos prontos para o nosso futuro. Acredito que, com seu conhecimento de tantas áreas e enorme experiência, o Mauro tem muito a contribuir para o Grupo nessa nova fase de crescimento e diversificação”, afirmou.

“Fiquei muito feliz que Mauro tenha aceitado nosso convite para assumir essa nova Vice-Presidência, cargo em que trabalhará com o Gianca e comigo na análise e desenvolvimento dos nossos planos para o futuro e próximos investimentos. Sei que falo em nome de toda a Abril ao desejar muito sucesso ao Mauro diante dos novos e grandes desafios que o aguardam”, afirmou Roberto Civita.

Ao comentar as mudanças na cúpula da Editora e do Grupo, Roberto Civita disse: “Considerando o extraordinário desempenho de Jairo e Mauro Calliari na direção de suas respectivas Vice-Presidências, foi extremamente difícil escolher um dos dois para liderar a Editora. Mas tenho certeza que a longa, variadíssima e bem-sucedida trajetória do Jairo na Abril, associada à sua energia, pragmatismo e vasto conhecimento de todos os aspectos do negócio de fazer revistas o qualificam plenamente para presidir a Editora, agora consolidada, e manter a sua escalada de sucesso, crescimento e rentabilidade”.