Lançada em outubro do ano passado, a parceria entre as editoras Três e Trip para venda de assinaturas casadas já resultou na venda de mais de 20 mil pacotes, um número considerado excelente para o publisher da Trip, Paulo Lima, que disse que esperava algo em torno de 10 mil pacotes em um ano. “Somos uma revista focada em um nicho menor e, por isso, estamos acostumados também a números bem menores do que um título semanal de informação, caso da IstoÉ”, afirmou. O acordo envolve os títulos semanais da Editora Três – IstoÉ, IstoÉ Gente, IstoÉDinheiro – e os dois veículos da Trip, a Trip e a TPM (ambos mensais), e pode ser combinado de diversas formas, sempre com uma revista de cada editora.
Segundo Lima, um dos motivos desse sucesso inicial da venda de pacotes são as ações integradas de marketing direto, vendas online, telemarketing e promoção de vendas realizadas pelas editoras. Uma dessas ações conta com modernos estandes, projetados pelo renomado designer Ricardo Van Steen, instalados em locais onde há uma grande circulação de pessoas que se interessam pelo conteúdo abordado pelas publicações das editoras, como aeroportos, eventos culturais, shows e universidades. “Também treinamos os promotores de venda para que eles saibam bem o que são os produtos que estão oferecendo. Fora isso, eu, o Edgardo Zaballa, diretor de assinaturas da Três, e o Rui Miguel, diretor de marketing, conseguimos formatar um sistema eficiente para que a parceria desse certo, algo que era complexo de encaixar dentro da enorme estrutura de assinaturas que eles possuem. E o site de assinaturas da Editora Três também tem contribuído de forma muito positiva para essas vendas expressivas”.
O publisher da Trip Editora afirma que a ideia dessa parceria é recente, mas foi colocada em prática graças a uma antiga ligação que ele possui com o Caco Alzugaray, presidente executivo da Editora Três, que existe há 15 anos. “Nós temos uma identificação muito grande no modo de pensar, de trabalhar, de como vemos o mercado. Eu mesmo já participei de uma campanha publicitária da IstoÉ, há cerca de 10 anos, na qual várias pessoas de diversas áreas apresentavam a visão que tinham do mundo. E há alguns anos já conversamos para fazer algum projeto de sinergia. Entendemos que estava na hora de colocar isso em prática”, explicou Lima, que também é colunista da revista IstoÉ, o carro-chefe da Editora Três.
por Daniel Milani Dotoli