Com o início da vacinação contra a Covid-19, a população brasileira em geral voltará a ter confiança não apenas cada um em si próprio, mas no país em que vivem, sujeito a muitos sofrimentos nos últimos anos, não apenas devido à pandemia, como também pelas forças políticas que não se entendem (ou fingem não se entender), deixando de tomar medidas, os que ocupam lugares de destaque nos postos-chave da nação, em direção ao bem-estar geral da população.

A vacina será o elemento científico mágico que voltará a colocar nos eixos o enorme trem chamado Brasil.

Acreditamos que será assim, pois a verdade é que a população já não suporta mais a precariedade em que se transformou o Estado brasileiro.


Na propaganda, graças a empresários e profissionais de grande responsabilidade com o trabalho, prosseguimos vendo, mesmo durante a pandemia, campanhas e peças isoladas de comunicação que merecem palmas pela excelência da sua finalização, sejam elas destinadas a que meio for. Podemos até dizer que assistimos a uma transformação nesse particular em nosso mercado, com trabalhos se adaptando às condições desfavoráveis em que vive o país até aqui, nascendo uma nova forma de concepção publicitária, que poderá, até mesmo no futuro que se avizinha, tornar-se uma nova forma de comunicação publicitária, mudando o modelo tradicional dos últimos anos até aqui.

O país é realmente imbatível quando necessita de sérias mudanças em todas as formas de fazer, seja lá o que for. Já vimos isso em diversos outros segmentos anteriormente e estamos assistindo agora essa inflexão recair sobre a nossa publicidade, que se até aqui aprendeu a ganhar importantes prêmios em importantes festivais mundiais, surpreenderá os universos publicitários dos principais países que praticam a boa e criativa propaganda com o nosso famoso (e agora novo) jeitinho que só a nós pertence.

Como se dizia antigamente e pode-se prosseguir dizendo hoje, quem viver verá.


Logo mais esta casa editorial, que em boa hora foi batizada pelo seu criador de Referência (o crédito é do saudoso Fernando Reis), prosseguirá nos seus planos de expansão e procurando também fortalecer seus produtos já existentes antes da pandemia, como as suas publicações e os seus importantes prêmios que o mercado reconhece como isentos de quaisquer interesses, a não ser a busca do aperfeiçoamento dos diversos setores que compõem o vasto mundo do marketing, com destaque naturalmente para a publicidade, o setor mais movimentado do marketing e o que mais depressa tem a capacidade de se renovar, conforme os fatos se apresentam.

Dentro de mais alguns dias encerramos as inscrições do Colunistas Regional (algumas regiões já encerraram), fechando o ciclo.

São Paulo já abriu as inscrições dos trabalhos de 2020 e o mercado demonstra grande interesse em inscrever seus melhores trabalhos, mostrando a dimensão de tudo o que falamos nas linhas acima: a capacidade criativa dos nossos profissionais, mesmo trabalhando em casa, isolando-se dos tradicionais jobs resolvidos em equipe, surpreenderá quando forem anunciados os vencedores de 2020 do Colunistas São Paulo.

Estamos certos de que isso também se dará em outras regionais, pois a pandemia obrigou a todos a mudar o jeito de pensar propaganda, produzindo (os profissionais) trabalhos de altíssima qualidade criativa.

Aqui em São Paulo, estamos abrindo também as inscrições para o
Marketing Best, uma premiação já tradicional no mercado, tendo seu início nos bons tempos da ADVB e depois passando a sua responsabilidade para a Editora Referência.

O Marketing Best é uma atração especial, pois, além do suporte que a propaganda criativa lhe oferece, tem a vantagem de “contar” os seus números de vendas, a demonstrar exatamente isso: que marketing é convencer o consumidor a adquirir os produtos e serviços anunciados, em grande parte porque a sua aquisição não o decepcionará.


A capa da presente edição do PROPMARK dá a chamada para o foco de CMOs, exibindo o trabalho criativo dos brasileiros no setor.

Profissionais que cuidam do marketing de grandes marcas como Havaianas, Natura, Magalu, O Boticário, Microsoft e Outback compartilham seu dia a dia e comentam as vantagens e desafios de liderar a comunicação junto a várias agências e fornecedores, demonstrando sua grande capacidade adquirida ao longo dos anos, em distinguir o certo do errado, sabendo que o certo do certo é mais fácil.


Imperdível nesta edição a entrevista com a jurista Isabela Del Monde, fundadora da Gema Consultoria em Equidade, que fala de temas como o assédio moral baseado em elementos como raça, gênero e origem, queixa frequente em ambientes de trabalho tomados pelo racismo recreativo. Segundo ela, a tolerância e a risada diante de falas preconceituosas podem ser tão traumáticas e cruéis quanto um grito em empresas que têm o racismo como prática institucional.

Mas, a coordenadora do Me Too Brasil reconhece que esses temas estão cada vez mais presentes em empresas perspicazes o suficiente para
entenderem que diversidade gera lucro, riqueza, inovação e criatividade.


Também imperdível nesta edição do PROPMARK a matéria sobre
o BBB21, que está atingindo recordes de audiência e de faturamento publicitário (os valores das cotas ultrapassam os R$ 70 milhões), sendo um dos assuntos mais comentados das redes sociais, devido às polêmicas dos seus integrantes, como as que envolvem a cantora Karol Conká.


Finalmente, imperdível a matéria com Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, sobre as ações e planos da entidade para apoiar as agências de publicidade.