Não é a primeira vez que a letra e música de “Eduardo e Mônica”, sucesso do grupo Legião Urbana nos anos 80, inspiram uma peça publicitária, como a da Vivo, que tem um vídeo com sucesso e forte repercussão na internet, nesta semana, com ação criada pela Africa, com produção da O2 Filmes, para o Dia dos Namorados (veja aqui).

A marca da operadora de telefonia celular ATL (Algar Telecom Leste), que atuou no Rio de Janeiro e Espírito Santo, teve filme com trilha que era versão da mesma música (para ver, clique aqui). A ATL foi adquirida em 2004 pela Claro. O filme, segundo apurações do propmark, foi criado em 2002, pela então Salles D’Arcy (hoje Publicis). O roteiro mostra cenas de uma casal interagindo em festas e ambientes públicos, sempre com a intenção de divulgar o serviço de telefonia celular.

O publicitário Sergio Gordilho, copresidente e diretor de criação da Africa, alega que “é pura coincidência” o uso da mesma música em uma mesma categoria de serviços. “Há mais de 90 versões de ‘Eduardo e Mônica’ na internet. O grande mérito do nosso trabalho é ter feito um versão de altíssimo nível, com a música integral e com total aprovação da família do Renato Russo”, diz Gordilho, citando o líder do grupo Legião Urbana. O copresidente da Africa diz ainda que o comercial da Vivo aproveita a música para homenagear o Dia dos Namorados. “É uma música que tem 25 anos e com isso, é óbvio, que já houve inúmeras versões para ela. Nós desconhecíamos esse comercial da ATL, que foi produzido em uma outra época da publicidade, quando não havia nem YouTube e nem a Africa. Subiram esse comercial hoje na internet para tentar melar o nosso sucesso com a Vivo.”

por Marcello Queiroz e Perla Rossetti

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