A Santa Clara criou uma campanha diferenciada para divulgar o Festival El Ojo de Iberoamérica. A agência desenvolveu o “GP Autodestrutível” para uma ação de marketing direto que integrará o mix de comunicação do festival, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Hilton Hotel Buenos Aires, na Argentina.
A campanha propõe às agências que inscrevam suas peças no El Ojo e recebam um troféu “Gran Ojo 2010” para um “test-drive”. Em outras palavras, os publicitários poderão desfrutar da sensação de ser um vencedor do GP do festival por alguns meses, até que, no dia 25 de novembro, o GP irá se autodestruir. Isso acontecerá por meio de dispositivos secretos instalados dentro dos troféus.
Podem receber o troféu autodestrutível as agências do Brasil e demais países da América Latina que inscreverem uma quantidade mínima de peças no El Ojo de Iberoamerica. Independentemente da quantidade de GPs “interinos” distribuídos, apenas as agências que realmente conquistarem o troféu máximo da competição terão mantida intactas as suas estátuas.
As demais agências que tiverem o “GP Autodestrutível” e que não conquistaram o prêmio máximo do El Ojo verão seus troféus serem destruídos no dia 25 de novembro. A Santa Clara contratou uma empresa especializada para produzir os troféus, sendo que cada um terá o dispositivo de autodestruição instalado dentro dele.
Além da ação de marketing direto, a campanha contará também com anúncios para mídia impressa e internet. Numa segunda fase, será veiculado um filme para mostrar a história do “GP Autodestrutível”.
Ficha técnica
Anunciante: El Ojo de Iberoamerica
Produto: Festival El Ojo de Iberoamerica
Agência: Santa Clara
Título: GP Autodestrutivo
Criação: Fernando Campos e Carlos André Eyer
Direção de Criação: Murilo Lico, Carlos André Eyer e Fernando Campos
Planejamento: Ulisses Zamboni
Atendimento: Janaína Luna
Aprovação do cliente: Santiago Keller e Matias Keller