O Brasil deve confirmar seu bom desempenho na 26ª edição do El Sol – Festival Iberoamericano de Comunicação Publicitária realizado na cidade de San Sebastián, na Espanha. As agências do País emplacaram 49 peças no shortlist ao total, sendo 11 em Comunicação Digital, 10 em Diários e Revistas, 9 em Mídia Exterior, 7 em Marketing Direto, 5 em TV/Cine, 4 em Mídia, 2 em Rádio e 1 em Marketing Promocional. De todas as áreas do festival, só não há finalistas brasileiros em Relações Públicas; Campanhas, que avalia a integração dos meios; e Saúde, que premia apenas trabalhos voltados ao segmento.

Cinco agências estão na disputa dos Sóis. A com mais finalistas é a AlmapBBDO, com 19 no total. Ela já garantiu, inclusive, o Grand Prix de TV/Cine, com o comercial “Tradutor” para o modelo Tiguan, da Volkswagen, conforme adiantado pelo propmark (leia mais aqui). Além dela, a Ogivy concorre com 14 trabalhos; Leo Burnett com 10, DM9DDB com cinco e b!ferraz com um.

A divulgação dos resultados oficiais e a cerimônia de premiação estão marcadas para este sábado (28).