“Energia para novos tempos”. Este é o slogan da campanha que marca o novo posicionamento da Eletrobras e a mudança da marca da empresa e de suas subsidiárias. As novidades serão apresentadas nesta segunda-feira (22), no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Já na terça-feira (23) entra no ar o primeiro comercial da campanha publicitária criada pela Agência 3 para comunicar ao grande público as mudanças.

A ação recebeu investimentos de R$ 8,5 milhões e conta com uma iniciativa inédita: ao longo da semana, quatro filmes customizados, cada um com duração de um minuto, serão veiculados, um a cada dia. Cada comercial apresentará um tema importante para a companhia. Eles mostrarão, pela primeira vez, a nova marca da Eletrobras e de suas subsidiárias. A identidade visual foi desenvolvida pela Ana Couto Branding & Design e demandou dez meses de trabalho e R$ 1 milhão em investimentos.

“Uma das diretrizes que a Eletrobras segue é a busca por novas fontes de energia limpa e para isso ela faz um constante investimento. A campanha quer ser participante deste movimento único e ímpar do Brasil que coincide com este novo tempo da Eletrobras em busca de energia sustentável. A partir deste objetivo criamos o novo slogan e materializamos a ideia da campanha”, contou Álvaro Rodrigues, sócio e presidente da Agência 3.

Ele acrescentou ainda que a agência quis usar a mídia para consolidar o novo pensamento. “Por isso buscamos esse formato inovador de mídia e pensamento criativo, com um filme a cada dia, montado para ser exibido apenas uma vez. Todo dia é um novo dia para cuidar do meio ambiente, ter pensamento ecossustentável, buscar novas fontes de energia e investir no País.

Por que não um comercial novo a cada dia?”, disse. A linha criativa norteou todo o planejamento de mídia. Com isso, o primeiro filme estreia dia 23. Com foco institucional, ele fala sobre a nova marca, pontuando que aquele dia é um dia de mudança e renovação, data em que as 16 empresas da Eletrobras reforçam ainda mais seu compromisso com o crescimento do País.

A Eletrobras é apresentada como uma empresa coesa, forte e global. No dia 24 de março, será veiculado um novo comercial com foco na sustentabilidade e nas energias renováveis. Já no dia 25, entra no ar o filme que destaca a geração, transmissão e distribuição de energia. Cultura e patrocínio esportivo são o foco do quarto comercial.

Em um segundo momento, a campanha contará com filmes de 60 e 30 segundos. Todos serão institucionais e falarão sobre a nova marca. A campanha conta ainda com painéis em aeroportos em todo o País e anúncios em algumas revistas. Luis Claudio Salvestroni assina a direção de criação e a criação ao lado de Álvaro Rodrigues.

Marca

O trabalho de desenvolvimento da nova marca da Eletrobras contou com a participação de 35 pessoas e envolveu representantes de todas as subsidiárias da companhia. A Ana Couto Branding & Design desenvolveu todo o branding da nova marca, criando a estratégia, fazendo um diagnóstico para que o resultado final refletisse o novo posicionamento da Eletrobras, de uma companhia global, que produz energia limpa e renovável, focada em resultados. “Tínhamos que criar uma relação entre as empresas da Eletrobras, que separadas não passavam a força do sistema integrado, com 98% de energia limpa e expertise de energia e transmissão únicos no mundo. Estas características não estavam sendo claras para o mercado, por conta de um posicionamento frágil”, explicou Ana Couto, sócia e presidente da Ana Couto Branding & Design.

O trabalho de desenvolvimento da nova imagem contou com 90 entrevistas internas com executivos do grupo e foi feito por um comitê. “Trouxemos o nosso expertise de branding para construir esta proposta de valor refletida na nova marca, neste processo profundo de transformação”, disse. Ela acrescentou que já foram desenvolvidas pesquisas com os consumidores para avaliar as mudanças. “Foram super bem aceitas, conseguimos passar os atributos que queríamos, da energia limpa, da integração, da água, natureza”, disse. Com as mudanças, todas as subsidiárias da Eletrobras adotam uma identidade visual única, que pode vir associada a cada uma delas, como Eletrobras-Furnas ou Eletrobras-Eletrosul. “É a soma de forças, um grupo unido, um salto para uma empresa global, com uma visão integrada”, concluiu.

Atualmente a Eletrobras é a décima empresa de energia do mundo, a quarta em produção de energia limpa e líder mundial na área de transmissão.

por Teresa Levin