A representatividade dos subúrbios brasileiros para a música mainstream é o que conduz o roteiro da nova série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto”. No filme, Iza cocria uma canção junto a nove músicos regionais, com a participação produtores e artistas, para a marca de cerveja Devassa.
O primeiro episódio do seriado, que está estruturado em quatro episódios, estreou na terça-feira (26), gratuito para não-assinantes do Globoplay.
Nele, Iza reflete sobre as barreiras que os músicos da periferia têm para alcançar notoriedade, embora a música desenvolvida por eles esteja em evidência. Já o segundo episódio captura masterclass do Carlinhos Brown com os talentos sobre a história da música. O multiartista baiano fala sobre as origens do gênero pop no Candomblé e a cobrança pela estrutura linguística na música periférica.
Os talentos estruturam rimas, poesia, refrão, estrofes e melodia no terceiro episódio, com a colaboração criativa da cantora e compositora baiana Larissa Luz e de Iza.
E, por fim, no episódio final, os participantes gravam voz e instrumentos individualmente em uma sessão no estúdio Toca do Bandido, localizado no Rio de Janeiro, com produção musical de Sérgio Santos e Pablo Bispo. A faixa, que transita pelo pagode baiano, o afrobeat e o funk carioca, deve ser lançada nas plataformas de streaming junto com um videoclipe.
O seriado é idealizado pela agência HNK Lab e conta com produção da Trace Brasil, com produção-executiva e criativa de Alberto Pereira Jr, head de produção e conteúdo da Trace.
A plataforma selecionou um time de mulheres negras para o comando da série, com direção da Aisha Mbikila, pós-produção e finalização de Mia Lab, além de assistentes de direção e roteirista pretas. A obra tem curadoria de talentos da Digital Favela e estratégia e execução de mídia digital da iProspect (Red Star).