A Embratur estreou a terceira fase da campanha “Brasil vire Fã” nos Estados Unidos com o objetivo de atrair mais turistas norte-americanos para o País. a novidade desta cominicação fica por conta de peças produzidas exclusivamente para afrodescendentes e para a TV, com veiculação na rede CNN. As peças, colocadas em ônibus, painéis em aeroportos, metrô, paradas de ônibus e outdoors, divulgam os destinos turísticos brasileiros em três cidades americanas: Nova York, Miami e Los Angeles. Além disso, o plano de mídia conta com anúncios em revistas de circulação nacional. Os destinos destacados pela campanha são: Natal (RN), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Ouro Preto (MG), Porto de Galinhas (PE), Pantanal (MS), Lençóis (MA), Serra da Capivara (PI), São Miguel (AL), Lagoinha (CE), Praia do Rosa (SC), Foz do Iguaçu (PR) e Amazônia (AM).
Segundo Jeanine Pires, presidente da Embratur, com o novo acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que deverá ampliar em quase 50% o número de vôos entre os dois países, “o fluxo de americanos pode ganhar fôlego e a campanha publicitária permite grande exposição do Brasil em um momento que a acessibilidade melhora bastante com esses novos vôos”, disse a executiva.
Com um investimento total de R$ 3,48 milhões, a campanha permanece no ar até o final de agosto e, em setembro, a Embratur lançará outra linha de comunicação, com alcance mundial.
Afrodescentendes
Esta é a primeira vez que a Embratur foca sua comunicação no público afrodescendente. Para os afro-americanos os destinos mais divulgados são Rio de Janeiro e Bahia e as peças são veiculadas em mídias voltadas para este público, como a revista Giant e a rede TV One. “Nosso objetivo é atrair os turistas afro-americanos, que, nos Estados Unidos, são um segmento organizado e com alto poder de consumo”, disse Jeanine.
Segundo pesquisa realizada pelo Census and National Center for Educational Statistic em 2004, a população afro-americana cresceu 35% desde 1990, enquanto seu poder de consumo aumentou 222% .