Os gastos com publicidade nos principais mercados emergentes devem crescer quase quatro vezes mais que nos países desenvolvidos nos próximos três anos, o que resultará em um acréscimo de aproximadamente US$ 200 bilhões ao total destinado a propaganda no mundo. Um relatório divulgado no Warc, realizado pela consultoria S&P Capital IQ Equity Research, aponta que a previsão de gastos com publicidade no Brasil, na China e na Rússia crescerão 10,7% ao ano, enquanto os outros sete países considerados no estudo têm uma taxa média de 2,8%.

Juntos, os três mercados emergentes responderão por 29% do crescimento do mercado publicitário mundial, injetando US$ 200 bilhões na indústria durante a próxima década. “Uma das maiores forças de investimento a longo-prazo das agências de publicidade globais é sua exposição em mercados emergentes, onde as taxas de crescimento são maiores que as do mundo desenvolvido”, avalia Alex Wisch, um dos analistas do estudo.

O Brasil é um dos casos citados por ele. “O país vai sediar a Copa do Mundo 2014 e depois as Olimpíadas 2016, assumindo um papel de proeminência no cenário mundial e se tornando um ponto de foco para os profissionais do marketing”, analisa. Sobre os outros países, a previsão da consultoria é de que os orçamentos das agências nos Estados Unidos cresçam conforme o país se recupere economicamente, embora na Europa a situação seja um pouco mais complicada.

Mundialmente, o Warc aponta que o aumento dos gastos com publicidade deve desacelerar em 2013 por conta da falta de eventos globais, situação que deve se reverter em 2014.