O júri de Entertainment Lions for Music concedeu dois Grand Prix este ano no festival. Os cases premiados são “Jay-Z Smile”, uma produção para o próprio cantor e produtor, com criação da Smuggler de Nova York, e “Welcome Home” para Apple, desenvolvido pela TBWAMedia de Los Angeles. Algo em comum nos dois cases é a força do craft nas produções e a linha tênue entre o que é propaganda e entretenimento, criados a partir da trilha sonora.
O primeiro deles é um clipe de mais de oito minutos que mostra, por meio do hip-hop, a relação de duas mulheres negras e como são suas vidas dentro do contexto social e de preconceito. “A música continua sendo usada para o bem e para mudar a sociedade . Uma de nossas discussões girou em torno da questão se os trabalhos eram propaganda ou vídeo musical, sendo que todos foram criados a partir da música”, disse Lori Feldman, presidente do júri e EVC Strategic Marketing da Warner Bros. Records.
Já o segundo GP foi o famoso vídeo da Apple com trilha de Spike Zonze, que viralizou na internet ao mostrar uma mulher que volta para casa cansada e começa a dançar sem parar, numa coreografia meio maluca. “Os dois trabalhos são muito bem executados, têm um craft muito bom com a música no centro da produção. O clipe do Jay-Z tocou o corpo dos jurados porque é um trabalho muito delicado, bem feito, que tem uma música que não é ofensiva e passa uma mensagem postiva e que trata de um assunto super contemporâneo que é a liberdade de preferências sexuais de uma maneira muito sensível e bem feita”, contou Kito Siqueira, sócio-fundador da Satélite Áudio e jurado brasileiro no júri.
Sobre a ausência de Leões brasileiros, Siqueira avalia que o mercado ainda precisa entender mais sobre como construir um case na área, dominada pelos americanos. “Essa é uma categoria nova e a questão é que não é só colocar uma música. O trabalho precisa ter relevância, desdobramento, e infelizmente a gente só teve um shortlist que também trazia um conteúdo contemporâneo, mas o craft dos trabalhos que ganharam eram muito bem feitos. Acho que o Brasil não pecou por nada, no ano passado nós ganhamos Leões, mas o uso criativo da música é o centro”, reforçou Siqueira.
https://youtube.com/watch?v=305ryPvU6A8
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