Nesta terça-feira (1º), a revista Propaganda, publicação da Editora Referência, com apoio da ESPM, promove a festa de entrega do 26º Prêmio Veículos de Comunicação, que anualmente reconhece as ações comerciais e de marketing que contribuem para o desenvolvimento da mídia brasileira.
A premiação, que acontece na sede da ESPM, em São Paulo, destaca 28 veículos de diferentes categorias pelas suas atuações no ano de 2012, dividas por áreas como Televisão, Rádio, Jornal, Revista, Mídia Out of Home e Web, além dos prêmios de Lançamento do Ano, concedido ao canal Fox Sports; e Destaque do Ano, que foi para a TV Globo devido ao sucesso da novela “Avenida Brasil”. A emissora, além de receber o troféu “O Comunicador” pela sua teledramaturgia, também será condecorada por ter sido eleita a melhor TV Aberta de 2012.
Todos os anos, dois prêmios especiais também são concedidos a executivos de agências e veículos. Nesta edição, eles foram para Glen Valente, diretor comercial e de marketing do SBT, eleito o Profissional de Veículo do Ano; e Rose Campiani, vice-presidente de mídia da AgênciaClick Isobar, nomeada Profissional de Mídia do Ano. Já para escolher os vencedores do Prêmio Veículos, indicações espontâneas oriundas de cerca de 500 profissionais de mídia das principais agências do mercado publicitário brasileiro são analisadas e tabuladas até se chegar a três finalistas por categoria. A partir daí, os vencedores são escolhidos por um júri formado pelos cerca de 40 integrantes da Academia Brasileira de Marketing (ABM), onde figuram profissionais como Alex Periscinoto, Ivan Zurita, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni; José Victor Oliva, Nizan Guanaes, Pedro Cabral, Viviane Senna, Walter Zagari, entre outros.
Os critérios escolhidos vão além de ações comerciais e de marketing promovidas pelos veículos, e contemplam audiência, circulação e, logicamente, os resultados colhidos por cada empresa vencedora.