Após uma retração de 2,4 no ano de 2009, o segmento de entretenimento e mídia voltou a crescer em 2010, alcançando uma receita de US$ 1,4 trilhão, o que corresponde a um crescimento de 4,6%. Publicidade na internet, 14,9%, na TV, 10,2% e acesso à internet, 9,2% foram os setores que apresentaram as maiores acelerações no ano – na análise dos investimentos dos anunciantes com os gastos dos consumidores.
Os recursos publicitários também aumentaram, 5,8%, depois de quedas consecutivas desde 2007, passando de US$ 442 bilhões para US$ 578 bilhões. As informações são da pesquisa “Global Entertainment and Media Outlook: 2011 -2015”, desenvolvida pela PWC em um conjunto de 48 países que analisa gastos com publicidade e áreas relacionadas.
O Brasil, com uma expansão de 15,3% e uma cifra de US$ 33,1 bilhões, apresentou um dos maiores crescimentos em entretenimento e mídia, ficando atrás apenas da Indonésia, 18,9%, Filipinas, 18,2%, e Tailândia, 17,2%. Os s segmentos de acesso à internet, com alta de 22,2%, e propaganda na TV e na internet, com 20,6% e 18,9%, respectivamente, puxaram a expansão.
Pela análise segmentada do investimento publicitário, o Brasil registrou elevação de 16,1% em 2010 ante o ano de 2009, quando fechou com retração de 0,6%. No ano passado, a publicidade em TV retomou o crescimento acentuado, depois de um fraco resultado em 2009, apenas 0,9%. Mídia out-of-home, 15,7%, e vídeo games, 12,5% também se destacaram na conquista do bolo publicitário.
De acordo com a pesquisa, China e Brasil serão os países que responderão pelas maiores médias de crescimento no período de 2011 a 2015, com 11,6%, 11,4%, respectivamente. Percentuais elevados na comparação com os Estados Unidos, com crescimento previsto de 4,6%, e Japão, 2,5%, países que detém a liderança do ranking.
Confirmado o quadro, a China deve ocupar terceira posição até o término de 2011, quando terá receita de US$ 96 bilhões, uma variação de 12,2%, superando a Alemanha. A expansão do Brasil deve levá-lo da atual 10ª colocação para a sétima no final de 2014, ultrapassando os mercados de mídia e entretenimento do Canadá, Itália e França.
Publicidade na web
A publicidade na internet será o setor com crescimento mais significativo no intervalo de cinco anos, com média anual de 13%. O resultado levará a plataforma a ocupar a segunda posição, em substituição aos anúncios em jornais ainda no ano de 2012, permanecendo atrás somente da publicidade na TV, cuja média de elevação será de 6,5%.
De acordo com Estela Vieira, sócio da PWC-Brasil e líder da “Media e Entretenimento”, o crescimento reflete um novo espaço em que as empresas precisarão definir suas atuações. “Investir na área digital exigirá um processo de amadurecimento grande e eles precisarão interagir e buscar os espaços onde os seus respectivos clientes se encontram”, afirma.
Por Marcos Bonfim