A Espalhe Marketing de Guerrilha apresentou a “Index Social” ferramenta para medir a audiência das marcas nas principais redes sociais (Facebook, Twitter e YouTube) e o engajamento dos “fãs” com as propostas de interação. Ainda com versão em beta, o índice será lançado oficialmente no mercado no intervalo de um mês.

De acordo com executivos da Espalhe, o desenvolvimento da ferramenta surgiu da necessidade de um modelo de mensuração adequado para as ações nas redes. Segundo o sócio-diretor Gustavo Fortes, a agência já apresentou os retornos para ações de marcas como Ambev e Kraft Foods com dados da plataforma, que começou a ser trabalhada em abril deste ano.

A ferramenta faz uso do mesmo formato empregado nos índices das bolsas de valores, que analisam as carteiras mais valorizadas, as famosas “blue chips”, uma “carteira imaginária” que movimenta 80% da audiência. Em abril, por exemplo, 30 marcas concentravam este percentual. Nos dados de setembro, são 60 marcas, apontando para uma desconcentração da audiência. O número de marcas analisadas também era bem menor: de 177 subiu para 309 e um universo de fãs de 22 milhões.

Segundo a Espalhe, o índice atua com pesos diferentes para cada rede social. O mais forte é o Facebook, seguido do Twitter e YouTube. “No Youtube, as empresas não incentivam a assinatura do canal. Olham apenas o número de views”, explica Wagner Martins, também sócio-diretor da agência.

Para Fortes, o grande atrativo da nova ferramenta é mostrar o comportamento de cada marca e pode compará-lo com outras. “Todo mundo está crescendo. A diferença é a performance. E a plataforma permite analisar isso”, disse. A Index Social permite diversas comparações, desde concorrentes diretos, ou de patrocínio, como as marcas que estarão com ações no Rock in Rio, além da comparação com as marcas que líderam o ranking e da possibilidade de ver o chamado “crescimento real” frente aos demais players.

Acessada no www.indexsocial.com.br, a plataforma terá serviços gratuitos, como a visualização do ranking, e também os pacotes “profissional” e “corporativo”. Os preços serão definidos de acordo com a demanda de cada cliente. Clique aqui para ver uma apresentação da Index Social.

por Marcos Bonfim