A Visa, patrocinadora oficial da Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018, entra em campo para combater o FOMO (Fear of Missing Out), expressão que basicamente significa medo de ficar de fora ou de perder algo. O insight inspirou a campanha digital assinada no Brasil pela AlmapBBDO.

A empresa vai levar 240 pessoas para o evento. E as duas últimas vagas serão decididas com a bola já rolando. Em 8 de junho a empresa retomou a promoção Você na Final com um pacote de última hora. Até o dia 22 de deste mês, qualquer compra a partir de R$ 5 paga com Visa possibilita concorrer ao sorteio.

Cadastrados no Vai de Visa ou quem participar de promoções de Visa em parceria com outras empresas têm chances dobradas. Taciana Lopes, diretora de marketing da Visa no Brasil, lembra que patrocinadores fazem promoções com bastante antecedência porque há muita logística envolvida. Visa fez isso na primeira fase da campanha, mas decidiu entrar em campo novamente para aproveitar a época de maior animação, às vésperas do evento.

Divulgação

“A Copa no Brasil deixou um gostinho de quero mais. Mas na Rússia pouca gente poderá ver de perto. A Visa é aliada para combater o medo de sentir que está perdendo algo. Usando Visa, qualquer pessoa tem a chance de ir. A essa altura do campeonato, somos o único patrocinador que ainda pode levar pessoas para a Rússia. Compramos essa briga de fazer isso no meio da Copa porque a experiência vale a pena. A pessoa pode ver o jogo de abertura aqui e ver a final lá”, diz.
Para divulgar o retorno da promoção, a comunicação retoma a saga do Seu Souza, personagem da vida real que cuida de estádios de futebol há 16 anos e começa a usar seu cartão Visa, tendo chances de ir à Rússia. Os ganhadores da primeira fase participam da estratégia, mostrando que ganharam e vão acompanhar os últimos sortudos na final em Moscou.

Além de estarem no local da competição, vencedores da promoção podem ir até o meio do gramado da decisão. E quem ficar no Brasil concorre a TVs 55 polegadas. “Foram vários personagens, mas as pessoas simpatizaram muito com o Seu Souza, demos mais vida para ele nessa segunda fase. Ele se ligou que para ter chance precisava pagar tudo com Visa”.

Festa, música e torcida
Já o projeto Torcida Brasil, criado pela gravadora Musickeria, é patrocinado pelos cartões Ourocard Visa. A iniciativa inclui sete eventos no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, que terão shows, rodas de samba, blocos de Carnaval e a transmissão dos jogos. Além disso, foi feito um álbum com a música inédita Torcida Brasil, interpretada por Diogo Nogueira, e regravações de artistas como Emicida, Toni Garrido, Preta Gil e Baby do Brasil.

E há muito mais. A lista de promoções ligadas à Visa é grande porque ela é uma patrocinadora que pode estender propriedades para parceiros como varejistas e adquirentes. Há parcerias feitas com 99, Pão de Açúcar, Decolar, Bradesco, Saraiva, Trigg, Ricardo Eletro e Netshoes, por exemplo. Segundo a executiva, isso abre grande possibilidade de negócios.

Até o Ibrahimovic vai
Aposentado dos gramados antes da seleção da Suécia se classificar para o mundial, o jogador de futebol Zlatan Ibrahimovic não iria à Rússia. Mas agora ele vai… com a Visa. A brincadeira faz parte da escolha dele para a campanha global de marketing da empresa. “Ele não ia mais para a Copa, mas com Visa pode. Ele será um grande embaixador de Visa no evento, com experiências de bastidores”, comenta Taciana.

Leia mais
Seleção de anunciantes reforça torcida às vésperas do mundial
Coca-Cola quer continuar sendo a campeã em associação ao torneio