Power of Print 2025 reuniu representantes da indústria e do mercado publicitário para debater o lugar do papel na comunicação contemporânea
O evento Power of Print 2025 reuniu especialistas para discutir o papel do impresso na comunicação em um contexto marcado pela saturação digital. Com o tema 'A força do impresso em um mundo digital', o encontro foi transmitido online e teve tradução simultânea. A gravação está disponível no YouTube.
Entre os destaques da programação esteve a palestra de Justin Cairns, head of offline production da Ogilvy UK. Com o tema 'Creatives love print', o britânico compartilhou cases publicitários que exploram o potencial criativo e emocional da mídia impressa. Para ele, o impresso continua relevante e deve ser integrado de forma estratégica ao planejamento de mídia. "As gráficas têm um papel essencial nesse processo, pois são elas as facilitadoras da criatividade", afirmou.
Erik Carvalho, diretor de distribuição e novos negócios da Editora Abril, destacou três fatores que mantêm o interesse do público pelo papel: orientação editorial por meio da capa, maior profundidade de leitura e experiência sensorial. "O impresso tem uma capa que orienta o leitor sobre o que é importante naquele momento. Oferece profundidade: quem lê no papel tende a compreender melhor o conteúdo. E há também o aspecto sensorial — o toque físico ativa a noção espacial", explicou.
Também presente no evento, Eric Benitez, head of design & craft da AlmapBBDO, ressaltou a estética e o ritmo mais contemplativo da leitura no papel. "O impresso permite que o consumidor pare, observe, perceba detalhes. No digital, isso muitas vezes passa batido", disse.
Os argumentos foram reforçados com dados da pesquisa global Trend Tracker 2023, realizada pela Toluna a pedido da Two Sides, com 10.250 pessoas em 16 países. Os resultados apontam que, no país, o papel é visto como biodegradável (72%), mais barato (63%), ambientalmente vantajoso (58%), mais leve (57%) e de fácil reciclagem (53%).
O Power of Print 2025 foi promovido por Two Sides, com corealização da Abigraf Nacional, ANER, ESPM e propmark. Contou com o patrocínio da Plural Indústria Gráfica e Sylvamo do Brasil, e apoio institucional de diversas entidades do setor de comunicação e gráfica, como ABA, ABAP, ABEMD, ABRO, Afeigraf, ANJ, APP, Conecta Verde, Fenapro, Ibá, Ondas Impressas e Popai.