O final de ano se aproxima e, com ele, as metas para o próximo ano. Essa também é a hora em que muitos recém-formados e profissionais que desejam mudar de emprego começam a elaborar os seus currículos para enviar às empresas no início do ano. O propmark ouviu especialistas em carreira e marketing para dar dicas sobre como criar um currículo atraente e quais os passos a serem seguidos para obter sucesso numa entrevista de emprego. Confira abaixo.
Belmiro Ribeiro da Silva Neto – Professor de Marketing e Comunicação Corporativa da FGV/EAESP
Como entrar para o mercado de trabalho?
As etapas são as seguintes: elaboração do currículo, identificar e relacionar as empresas de interesse e se preparar para as entrevistas. O currículo é o padrão, mas deve ser bem escrito, sem erros e com boa impressão. Quanto às empresas, considerar os estágios via escola, indicação de amigos, professores, colegas, além de contato direto com o RH das empresas e ofertas de estágio ou emprego em sites como o do LinkedIn. Costumo recomendar aos alunos que identifiquem três ou quatro empresas que combinem com seus perfis e interesses e elaborem um plano de aproximação – contato direto com o RH, identificar pessoas conhecidas e buscar apoio no networking.
Como ter um networking que favoreça sua carreira?
Estudar em uma boa escola, fazer bons cursos, estagiar ou trabalhar em boas empresas e desenvolver seu networking. Este deve ser baseado em relações de reciprocidade, de troca de informações interessantes, sem superficialidades.
Como se comportar em uma entrevista?
Gosto muito de um comercial da Heineken sobre entrevista de emprego. Recomendo ver (assista abaixo). Além disso, recomendo pesquisar antes sobre a empresa, suas atividades, produtos, ações recentes, elaborar perguntas que possivelmente serão feitas durante a entrevista e escrever boas respostas para treinar o discurso. Ouvir e entender as perguntas antes de respondê-las com sinceridade e, sempre que possível, com otimismo; destacar as suas competências e interesses sem se estender demais; finalmente, ir bem vestido, manter boa postura, usar empatia e, se for possível, citar terceiros que possam recomendá-lo.
http://www.youtube.com/watch?v=zKeFBsU5Z5k
O que é mais importante: uma boa escola ou a primeira experiência?
Para quem está entrando no mercado de trabalho a escola é mais importante tendo em vista a sua reputação que transmite credibilidade ao aluno. Tudo isso, no entanto, ganhara amplificação se a pessoa conseguir apresentar alguma experiência obtida em um estágio ou emprego temporário em uma empresa de boa reputação no mercado.
Tatiana Ferrentini, coordenadora da Área de Carreira da ESPM
Como entrar para o mercado de trabalho?
Os jovens profissionais devem consultar os murais ou plataformas de vagas de sua faculdade, mesmo que já esteja formado, porque as instituições de ensino costumam receber e replicar anúncios de vagas para profissionais com até três ou quatro anos de formados.
Como se comportar em uma entrevista?
Antes da entrevista você deve se perguntar se realmente quer o emprego ao qual está se candidatando e por que. Durante a entrevista seja sincero. Não forje uma identidade que você julga ser a desejada pelo entrevistador. Se você for aprovado, não conseguirá manter essa identidade falsa por muito tempo. É melhor você ser reprovado pelo que é, do que ser aprovado pelo que fingiu ser. Muitas pessoas encaram a entrevista apenas como uma etapa a ser vencida, a mais difícil delas, e acham que, depois que você estiver contratado, poderá relaxar. Isso não é verdade: é mais difícil se manter empregado do que conseguir o emprego. Aproveite a entrevista para tirar suas dúvidas em relação à função, atribuições, remuneração, horário de trabalho e cultura da empresa. Tente levantar todas as informações que são relevantes, porque, ao contrário do que parece, você também está escolhendo.
O que é mais importante: uma boa escola ou a primeira experiência?
Depende e essas coisas estão relacionadas: uma boa escola aumenta as chances de você ter uma boa primeira experiência. Não vejo as duas opções como excludentes. E não só a primeira experiência é importante, mas todas as experiências profissionais o são. Agora, se você deseja ser um acadêmico, o peso de uma boa formação será maior ainda.