A ESPM apresentou nesta terça-feira (5), em São Paulo, as linhas gerais do programa de pós-graduação em jornalismo com ênfase em direção editorial. José Roberto Whitaker Penteado, diretor-presidente da ESPM, explicou que a pós em jornalismo começa em 2011, ano em que a escola também inicia seu curso de graduação em jornalismo. “O curso de jornalismo era o que faltava dentro da escola”, falou Penteado, lembrando que a ideia da pós foi reforçada com um pedido de Roberto Civita, presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril.
Civita contou que há muito tempo imaginava uma pós-graduação para jornalistas que já estivessem no meio da carreira – e não para iniciantes. “Esse curso vai ensinar muita coisa que falta aos jornalistas hoje em dia, que eles não aprendem na redação e sim em uma sala de aula. Sempre tive essa percepção”, falou Civita, que será um dos professores do curso.
A pós-graduação em jornalismo da ESPM terá um time de professores com grande peso no mercado da comunicação: Alberto Dines, Caio Túlio Costa, Carlos Eduardo Lins da Silva, Edson Crescitelli, Gilberto Cavicchioli, João Sayad, Judith Brito, Júlio César Bastos de Figueiredo, Luís Francisco Carvalho Filho, Renato Janine Ribeiro, Ricardo Gandour, Roberto Camanho, Roberto Civita, Thomaz Souto Corrêa e Eugênio Bucci, que será o diretor do curso.
A apresentação do curso para o mercado também teve a participação de dois palestrantes internacionais: John Rose, do The Boston Consulting Group, que falou sobre o tema “O que está acontecendo no mundo da mídia” e David Klatell, da Universidade de Columbia, que abordou o assunto “Que jornalismo devemos ensinar aos novos jornalistas”. A pós-graduação em jornalismo com ênfase em direção editorial da ESPM visa preparar jornalistas em meio de carreira para o exercício das funções de direção editorial de jornais, TVs, revistas, rádios, sites e empresas de mídia em geral. O curso terá duração de um ano e estará disponível nas unidades da ESPM em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.