Uma das salas da área de cinema da instituição, equipada com um switcher para atender aos alunosA ESPM Rio lançou, com um debate sobre o mercado audiovisual em sua sede do Rio de Janeiro na semana passada, o seu novo curso de graduação em Cinema e Audiovisual – “criado em sintonia com a vocação da capital fluminense para as indústrias criativas”, segundo explica Flávia Flamínio, diretora-geral da instituição.

O professor Eduardo Ariel de Souza Teixeira, que lidera o curso, afirma que o diferencial está em formar profissionais que entendam a área como negócio e saibam tirar seus projetos do papel, não apenas criá-los. Gestão é um dos focos essenciais do curso.

“O diferencial está na visão inovadora para o segmento, tratando o audiovisual não apenas como estética e linguagem, mas também como negócio, apresentando ao estudante noções de gestão, marketing e empreendedorismo”, diz o professor, que é também coordenador do núcleo de pesquisa da ESPM e professor da pós-graduação em Design e Marketing Digital.

Segundo Pedro Butcher, jornalista e colaborador do site Filme B, uma das principais referências do país quando o assunto é cinema, que esteve no debate organizado pela ESPM Rio, o momento é bom para o audiovisual: o mercado brasileiro de cinema vem crescendo continuamente nos últimos nove anos e o número de salas deve chegar a três mil no fim deste ano, puxado principalmente por novas salas de exibição nas cidades do interior do país. “Temos uma demanda imensa para ser preenchida, incluindo os cinemas de rua, também um mercado a ser explorado”, acredita.

Mariana Ribas, diretora-presidente da Rio Filme, comentou que o novo curso sai na frente devido ao enfoque nos negócios e a possibilidade de apresentar uma visão ampliada do mercado para os estudantes. “A capacitação profissional é o grande gargalo do setor audiovisual no Brasil. A importação de mão de obra é uma das ameaças ao crescimento da produção audiovisual no Brasil”, ressalta. Segundo ela, em 2013/14 a Rio Filme apoiou 42 projetos, com investimentos de R$ 18,5 milhões, via Lei de Incentivo à Cultura.

Já Hadija Chalupe, professora de negócios do audiovisual da instituição, destacou que é preciso investir no manejo sustentável do mercado de audiovisual, para garantir um crescimento constante a curto, médio e longo prazos.
O primeiro vestibular para a nova graduação será realizado no dia 21 de junho.